sábado, 28 de fevereiro de 2009

28-02-2009
Carnaval no Crato é sucesso e tranqüilidade marca os festejos

A cidade do Crato que até meados da década de oitenta era brindada com um dos melhores carnavais do Ceará, nesses últimos dois anos volta a respirar os ares da verdadeira ‘Folia de Momo’. Durante cinco dias o cratense e os foliões de diversas localidades da região e estados vizinhos, tiveram a oportunidade de desfrutar dos festejos carnavalescos por toda encosta serrana e das noitadas no Centro Cultural do Araripe, (Largo da RFFSA), com o Carnaval: CRATO AMADO, DO POVO, DA ALEGRIA E DA FOLIA. As festividades tiveram início na tarde da sexta-feira (20) com o grande cortejo do DESFILE DAS VIRGENS, em que homens travestidos de mulheres invadiram as ruas do centro da cidade espalhando humor e deboche ao som de frevos, sambas, marchas etc. Acompanhado por dois trios elétricos, o bloco chegou à noite ao Largo da RFFSA, local escolhido para a culminância do desfile esse ano. Com um contingente estimado em 15 mil pessoas, o tradicional Bloco das Virgens, foi recepcionado por outra multidão que agitava o Centro Cultural do Araripe ao som da frenética Banda EMBALO VIP, que deu continuidade à festa do povo. Com uma programação diversificada, que variava entre vesperais para o público infantil, com TIO BIBI & Cia, e para o pessoal da ‘melhor idade’ com frevos e marchinhas, o encontro dos blocos na tarde da terça-feira com SILVIO E MARCOS ELÉTRICO e as noitadas com as bandas EMBALO VIP e STEFANIE PONTES E BANDA, o Carnaval CRATO AMADO, DO POVO, DA ALEGRIA E DA FOLIA, vem legitimar a consagração da maior festa popular do país com um evento tranqüilo, sadio que abrilhantou a cidade por cinco dias. Para o êxito do Carnaval: CRATO AMADO, DO POVO, DA ALEGRIA E DA FOLIA, a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, como executora do evento, contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Controle Urbano, Ação Social -por meio de parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) - com órgãos de segurança, a exemplo da Guarda Municipal, Demutran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Parabéns à equipe de produção da Secretaria da Cultura Esporte e Juventude. Parabéns ao Prefeito Samuel Araripe e a Secretária Danielle Esmeraldo. PARABÉNS AO POVO DO CRATO!

Nenhum caso de dengue confirmado em 2009

O município do Crato tem conseguido reduzir a cada ano o número de casos de dengue no município, graças a um trabalho integrado entre a sociedade e poder público. O município do Crato tem travado uma grande luta contra a dengue no município. Tanto que os índices registrados junto à Secretaria de Saúde do Município, enviado para o relatório estadual, têm demonstrado essa realidade. Este ano ainda não foram confirmados casos da doença. Segundo dados do setor de Epidemiologia, foram notificados 19 casos e a Secretaria está aguardando o resultados dos exames. Durante a semana passada foi desencadeada uma grande campanha de prevenção e combate ao mosquito, com base nos dados coletados ano passado. Cerca de 65% dos focos do mosquito foram encontrados nas residências em tambores, tinas, potes, caixas d’água e congêneres. Ano passado foram registrados em Crato 119 casos de dengue, sendo um deles de dengue com complicações e o outros de dengue clássica. Em relação ao ano anterior, 2007, a redução foi significativa, já que os dados de casos confirmados pela Secretaria foi de 1.199 casos de dengue clássica e 38 de dengue com complicação, além de 17 de febre hemorrágica do dengue. Nenhum óbito foi registrado em virtude da doença nesses dois anos. Nos últimos oito anos, um dos piores momentos enfrentados pelo município em relação a dengue foi em 2001, com o registro de 2.114 casos de dengue clássica, 1 com complicação, um de febre hemorrágica do dengue e dois óbitos. em 2005, foram seis óbitos registrados. Conforme e Epidemiologia do Município o número de casos de 2007 ocorreu principalmente em virtude da circulação simultânea de três soropositivos virais e um grande contingente populacional susceptível à doença.

Saúde lança plano de contingência e integra entidades na luta contra a dengue

A Prefeitura Municipal do Crato tem desenvolvido importante trabalho relacionado à dengue, no sentido de combater o mosquito, através de um trabalho conjunto e integrado com a sociedade e secretarias. Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, técnicos, entidades engajadas e a própria sociedade estão sendo mobilizados no sentido de combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A Mobilização Social tem realizado importante trabalho de divulgação, conscientização, e educação junto às comunidades e as escolas. Um plano de contingência foi lançado no início deste ano como forma de chamar a população para o trabalho de combate junto com o poder público. Dentro desse trabalho a Secretaria vem desenvolvendo alguns projetos e planos de combate ao mosquito. O Combate à Dengue não tem Idade, envolve o trabalho voluntário com os idosos nas visitas às residências do município, orientando os moradores. Outro trabalho é o Zero Mosquito, Zero Dengue, além do Festival de Paródias, levando a arte como instrumento de divulgação, Bonecos nas escolas, a adoção do Plano Nacional de Combate ao Dengue (PNCD) e Plano de Contingência, para atuação nos anos de 2008/2009.

Prefeitura lança grande campanha de combate ao Aedes aegypti

Uma grande campanha “O Combate à dengue começa em casa” foi lançada com cortejo pelas ruas, com banda de música, blitze, na ASA e no sinal da quadre Bicentenário, um trabalho de demonstração na praça Siqueira Campo, panfletagem e distribuição de adesivos nos veículos. O trabalho continua com os mutirões nos bairros, envolvendo agentes, técnicos de saúde e a comunidade. Cerca de 300 terrenos baldios foram cadastrados pela Secretaria de Saúde e nesses locais está havendo mutirões de limpeza, no sentido de evitar a proliferação do mosquito. Nesse período de chuvas a divulgação junto aos meios de comunicação e o trabalho dos agentes se intensificam. São ações que o poder público tem realizado, com resultados positivos. Esses índices podem ser minimizados a cada ano, com o apoio e o engajamento da sociedade. Segundo a Secretária de Saúde do Município, se trabalha com uma perspectiva otimista em relação à redução dos índices, mas é importante a população colaborar e se manter alerta, principalmente durante o período de chuvas. O acompanhamento dos trabalhos tem sido de forma efetiva pela Secretária de Saúde, Nizete Tavares, e pelo prefeito Samuel Araripe, que solicita o apoio efetivo da sociedade para juntos, poder público e população, se vencer essa batalha contra o mosquito da dengue. O trabalho da Secretaria envolve uma atividade intensificada, principalmente nas áreas de maior incidência, com distribuição de toucas para potes e cobertas para caixas de água, dentre outros meios de prevenção adotados.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário