terça-feira, 10 de março de 2009


10-03-2009
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense promove Conferência

Está acontecendo no Pavilhão da URCA, no Parque de Exposição do Crato, a I Conferência em Gênero e Feminismo do Crato. O evento , que é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, foi aberto com um ato público na praça da Sé, no Dia Internacional da Mulher, no domingo passado e se estende até o dia 14 deste mês.
Ontem pela manhã, foram iniciadas as discussões temáticas e inaugurado o espaço do Conselho, no Pavilhão da URCA, na Expocrato. O evento visa o fortalecimento do Conselho e a realização de uma proposta de trabalho dentro da realidade da mulher caririense e conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura. Na abertura, esteve presente, a Banda de Música do Crato, com uma homenagem direcionada à mulher, dentro do seu repertório musical.

Educação do Crato adota projeto de ensino que promove a cultura regional

A Secretaria de Educação do município do Crato irá adotar projeto piloto de professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), com uma proposta didática incluindo a cultura regional como aparato de proposta de ensino nas escolas de ensino fundamental. O Secretário Valentim Dantas participou no último sábado do lançamento do Material Didático em Artes Visuais: “O Cariri nas Tramas da Arte, da Imagem e da Cultura”, no contexto das comemorações dos 22 anos da Universidade, realizado no último sábado. Também estiveram presentes professores da rede municipal. O Crato, através da Secretaria de Educação, foi o primeiro a aderir ao projeto, em que professores serão capacitados para desenvolver proposta de trabalho no ensino fundamental, tendo como elemento principal a cultura do Cariri. O projeto faz parte de um trabalho desenvolvido pelos professores da URCA Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra e Marcos Aurélio Moreira Franco, especialistas em arte-educação. Inicialmente, o projeto se propõe a capacitar 200 docentes. O material já está disponível em pastas artesanais produzidas na própria região. A Vice-Reitora da URCA, Otonite Cortez, fez a abertura do evento destacando a importância de se trabalhar com o aluno em todos os campos do saber e do senso.

COMDEMA realiza hoje sua 3ª. Reunião ordinária

O Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convoca para a para a 3a Reunião Ordinária do COMDEMA do ano de 2009, que acontecerá hoje, dia 10 de Março no Conselho Municipal de Educação no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal. A reunião discutirá temas como a proposta de requalificação do atual Cenário da Zona Urbana do Município.

Ação Social do Crato realiza cadastro do projeto de Ações Sócio-Educativas a Família

O governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social , comunica a todos os munícipes que está sendo realizado o cadastro familiar do Projeto ASEF- Ações Sócio-Educativas a Família com crianças de 0 a 6 anos, nas creches dos bairros e distritos da cidade. A Secretária de Ação Social Liduína Andrade, ressalta a importância desse projeto, bem como sua prioridade e conta com a colaboração das famílias para se fazerem presentes. O cadastro começou a ser feito desde o último dia 2 e irá até o próximo dia 16. Hoje e amanhã, dias 10 e 11, no Liceu Diocesano, dias 12 e 13, na Creche São Miguel, dia 16, na Creche Clotário Ribeiro , na Vila São Bento, no CEI da Vila Padre Cícero, na Creche São José na Ponta da Serra, na Creche Santo Inácio, em Monte Alverne e na Creche Raimundo de Sousa Sobrinho em Dom Quintino. É importante salientar que o cadastro é sempre feito nos períodos manhã e tarde.

Cultura do Crato participa do I Seminário Internacional – Centenário de Maria Bonita

O Governo Municipal de Crato esteve representado pela Secretária de Cultura do município, Danielle Esmeraldo, no I Seminário Internacional – Centenário de Maria Bonita, a convite da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço, da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e da UNEB – Universidade do Estado da Bahia nos últimos dias 06 a 08. Na ocasião a Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo teve a oportunidade de participar de debates e mesa-redonda, sobre o papel da mulher dentro do fenômeno do cangaço nordestino. Estiveram presentes vários escritores e historiadores do tema, como também autoridades municipais da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Governo Municipal do Crato
Website oficial da PMC

Um comentário:

  1. Bom dia!!!Sou pedagoga,pós-graduada em psicopedagogia e administração escolar.Moro em Fortaleza e preciso saber quando haverá concurso para prefeitura do Crato,pois pretendo voltar a morar nessa terrinha maravilhosa!
    Aguardo sua resposta e desde já agradeço.
    Sinceramente,
    Neuma Cristina.

    ResponderExcluir