terça-feira, 24 de março de 2009


24-03-2009
Saúde do Crato realiza ações no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose


Hoje, Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Epidemiologia, irá realizar trabalho de Divulgação dos Sinais e Sintomas em todas as rádios da cidade, Treinamento sobre tuberculose para os agentes comunitários de saúde, Reunião na Associação de Moradores do Conjunto Novo Crato – na Escola 8 de Março, além de Palestra na Escola de Ensino Fundamental Dr. Antenor Gomes de Matos. O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose é comemorado anualmente em 24 de março, para chamar a atenção da sociedade sobre um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A Tuberculose permanece afetando a saúde e o desenvolvimento da humanidade, com um terço da população mundial infectada, 8 milhões de doentes e quase 2 milhões de mortes anualmente. No Brasil, a tuberculose mata em média cinco mil pessoas por ano. A Secretaria de Saúde de Crato lembra a importância de se fazer um diagnóstico precoce da Tuberculose através do reconhecimento dos sinais e sintomas da doença. Um deles é a tosse, que se perdurar por mais de três semanas pode ser tuberculose. Além da tosse, outros sintomas como Perda de Peso, Dor no Peito, Febre e Falta de Apetite. A Tuberculose tem cura quando tratada corretamente. Importante não abandonar o tratamento, que dura 6 meses e garante cura. A medicação é grátis. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa ou o agente comunitário de saúde.

Final da Copa São José com homenagem a secretário

Um dos maiores eventos do esporte cratense, a Copa São José, foi encerrada ontem, com uma solenidade, em que esteve presente a Secretária de Ouvidoria do Município, Teresa Portela, representando o prefeito do Crato, Samuel Araripe. Durante a solenidade, a secretária entregou o troféu à equipe campeã, fazendo uma homenagem ao Dr. Jefferson Felício Júnior, Secretário de Infra-Estrutura do Crato, falecido prematuramente, no último sábado, em sua residência, em Crato, de infarto fulminante. O seu corpo foi sepulto em Fortaleza, no último domingo.

Ação Social realiza palestra sobre o perigo das drogas no ProJovem do Alto da Penha

Ontem a tarde no ProJovem do Alto da Penha, “União da Força Jovem”, localizado no Centro de Referência em Assistência Social CRAS do bairro, foi realizada palestra com o soldado Aurélio, do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERJ. Segundo a orientadora Social do ProJovem, Júlia Batista, todos esses eventos são para promover a inclusão do jovem, bem como melhorar sua qualidade de vida. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem foi criado para enfrentar as altas taxas de abandono escolar e desemprego juvenil registradas no Brasil. Ele é o resultado da integração de diversos programas para a juventude do Governo Federal e tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional oferecendo oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano. O Governo Municipal do Crato prima pela eficiência de projetos como esse que oferecem mais qualidade de vida.

Prefeitura do Crato apóia a XXVII Corrida Padre Cícero

Com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura Esporte e Juventude, será realizada hoje, a partir das 8 horas, a XXVII edição da Corrida Padre Cícero, segundo a organização do evento o número de inscritos chega a 1.740 pessoas. A competição terá duas categorias: elite local e não local que vão largar da Avenida Duque de Caxias, nas imediações da Praça da Sé, no Crato. O percurso é de 16,2 km e a chegada será no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. A premiação em dinheiro será distribuída entre os três primeiros colocados de cada categoria. Segundo o coordenador do Núcleo de Fomento ao Esporte - NUFESP de Crato, Adriano Modesto, a corrida faz parte dos eventos esportivos que o Governo do Crato faz questão de apoiar, confirmando o seu papel de incentivar o esporte no Caririense.

Abertura da Festa Anual das Árvores conta com momento de reflexão

Um momento de reflexão, com uma caminhada ecológica, deu início a Programação da “Festa Anual das Árvores”, no Sítio Fundão, em Crato, na manhã de ontem. A programação está sendo encampada por meio da Secretaria de Meio Ambiente do Crato e Controle Urbano (Semac), Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e instituições parceiras.Várias representações institucionais estiveram participando do momento de abertura do evento, destacando a sua importância. A palestra inicial foi proferida pelo professor Francisco Cunha, da Universidade Regional do Cariri (URCA), que abordou a importância da preservação da reserva do Sítio Fundão para o município. O secretário do Meio Ambiente do Município do Crato, Nivaldo Soares, ressaltou o trabalho desenvolvido, no sentido de levar à sociedade uma mensagem voltada para a conscientização do meio ambiente, com uma programação vasta envolvendo diversos segmentos sociais e enfocando várias temáticas em torno da questão ambiental. O Pró-Reitor Pós-Graduação e Pesquisa da URCA, Professor Doutor Álamo Feitosa, destacou o valor educativo direcionado aos jovens no sentido de mostrar a importância da preservação do meio ambiente. Também esteve presente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Arlene Pessoa, representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMACE), Cogerh, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Ambiental. O evento tem a finalidade de levar uma mensagem de conscientização quanto ao processo de preservação das florestas e estimular a prática dos ensinamentos nesse sentido, além de divulgar a importância das arvores no progresso da pátria e no bem estar dos cidadãos. Abertura também foi marcada com o plantio da Braúna, Árvore Símbolo do Ceará no ano de 2009. A “Festa Anual das Arvores” segue até o dia 27 de março. Hoje, a partir das 19 horas, será realizado no Teatro Salviano Arraes, Encontro com Representações de Segmentos Religiosos para Discutir Ações Compartilhadas na Área Ambiental. Também será realizada apresentação de peça teatral “Os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar”; Construção Compartilhada de Ações Sustentáveis na Relação Homem-Natureza. Acontecerá distribuição de material informativo. O evento tem segmento até o dia 27.

Caminhada Educativa contra a dengue na Vilalta

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, segue realizando trabalho efetivo de combate à dengue, com trabalho nas comunidades e residências, atuando com o combate e a prevenção da doença. Amanhã, o setor de Mobilização Social informa que haverá uma caminhada de educativa, que conta com estudantes, técnicos de saúde e integrantes da Mobilização, no bairro Vilalta. O evento começa às 8 horas, no posto de Saúde Dr. Raimundo Bezerra de Farias. Também estarão participando os agentes do Programa de Saúde da Família - PSF, agentes comunitários e alunos da Escola Aldegundes Gomes de Matos. A Secretaria de Saúde do Crato ressalta que é de extrema importância a colaboração de toda a comunidade para que possa ser realizado um trabalho efetivo contra o Aedes aegypti.

Adiado lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos será lançado em Crato em data ainda a ser determinada pela Secretaria de Agricultura do Município. O lançamento estava previsto para acontecer na última segunda-feira, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, voltado para os agricultores familiares e foi adiado. O Programa do Governo Federal é uma parceria com administração municipal, no sentido de facilitar a vida do pequeno agricultor. Com isso, também facilitará o escoamento da produção agrícola, possibilitando a negociação do pequeno produtor diretamente com a Conab para comercializar os seus produtos. Os alimentos serão repassados às escolas, para fazer parte do cardápio da merenda escolar. Cada agricultor poderá negociar até R$ 350,00, chegando a mais de R$ 3 mil por ano. O objetivo do Programa, conforme a assessora da Secretaria de Agricultura, a engenheira agrônoma Ana Lúcia Monteiro de Sousa, é efetivar a compra de toda a produção da agricultura familiar.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Crato (CE), 24 de março de 2009
Fone- (88) 3521.9600

Nenhum comentário:

Postar um comentário