segunda-feira, 30 de março de 2009

28-03-2009
Crato registra queda de focos de dengue nos imóveis de 2.075 para 736 domicílios


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Endemias, está realizando um trabalho intensivo de combate à dengue no município. As visitas domiciliares pelos agentes foram estendidas até os sábados. São 55 agentes atuando seis dias por semana, levando informações e realizando tratamento para o combate dos focos nas residências. Foram confirmados nos três primeiros meses do ano 3 casos de dengue, de 74 notificados. Até o mês de março do ano passado foram confirmados também 3 casos. Segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, os agentes estão realizando coleta de pneus nas borracharias e em terrenos baldios. O primeiro ciclo de visitações dos agentes aos domicílios foi encerrado, com 43.416 imóveis visitados e já foi iniciado o segundo. O índice geral de infestação é de 1,81%. Mas os resultados de todo esse trabalho vêm sendo evidenciado. Ano passado foram encontrados focos do mosquito em 2.075 imóveis, contando de janeiro até o mês de março. Já este ano, no mesmo período, foram constatados focos em 736 domicílios. Conforme o coordenador, isso mostra que a comunidade está colaborando. Marcos Aurélio alerta agora para os meses mais críticos, que são abril e maio, onde é comum aumentar o número de focos do Aedes aegypti. Ele atribui a queda significativa em relação à redução dos focos nos imóveis, graças ao trabalho integrado da Secretaria de Saúde com Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, a Mobilização Social, com as palestras nas escolas e empresas e um trabalho de conscientização junto às comunidades, além das parcerias com as associações de bairros.

Programa de Aquisição de Alimentos será lançado no mês de abril

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Agricultura, irá lançar no dia 6 de abril, às 9 horas, o Programa de Aquisição de Alimentos, que faz parte do Programa Fome Zero, do Governo Federal. O lançamento acontecerá no auditório da RFFSA, voltado para os agricultores familiares. O Programa do Governo Federal é uma parceria com administração municipal, no sentido de facilitar a vida do pequeno agricultor. Com ISS, também facilitará o escoamento da produção agrícola, possibilitando a negociação do pequeno produtor diretamente com a Conab para comercializar os seus produtos. Os alimentos serão repassados às escolas, para fazer parte do cardápio da merenda escolar. Cada agricultor poderá negociar até R$ 350,00, chegando a mais de R$ 3 mil por ano. O objetivo do Programa, conforme a assessora da Secretaria de Agricultura, a engenheira agrônoma Ana Lúcia Monteiro de Sousa, é efetivar a compra de toda a produção da agricultura familiar. Segundo a engenheira, todas as associações foram convidadas a participar da solenidade de lançamento do Programa e produtores das diversas localidades da zona rural do município. Com isso, mais renda será gerada para a vida dos pequenos produtores, trazendo desenvolvimento para o setor agrícola no município.

Comerciantes começam a aderir ao projeto Avançando com a Requalificação do Meio Ambiente

Continua em andamento em Crato o projeto Avançando com a Requalificação – Ver, Sentir e Reagir, desenvolvido por meio da Secretaria de Meio Ambiente do município. O projeto vem sendo bem assimilado pelos comerciantes que têm aderido à idéia de melhorar as fachadas das suas lojas, com a retirada de placas de grande porte, algumas delas dificultando também a vida dos pedestres, já que estão afixadas nas calçadas. O projeto tem uma abrangência bem maior, por compreender todo o processo de reordenamento das ruas do município. O trabalho prevê o combate da poluição visual e sonora do Crato. O desenvolvimento do projeto se dá em várias etapas, por meio de um canal aberto de diálogo com a população, buscando alternativas viáveis para melhoria do espaço urbano do município cratense.


Contatos:

Prefeitura Municipal do Crato
Assessoria de Imprensa
cratoimprensa@gmail.com
Telefone(88): 3521. 9600

Mais Informações:
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário