terça-feira, 31 de março de 2009

31-03-2009
Vigilância Sanitária do Crato inspeciona comércio e escolas


O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Crato está realizando desde ontem visitas as escolas particulares do município. O intuito dessas visitas é analisar como andam as cantinas das escolas e as instituições como um todo. De acordo com Assilon Freitas, coordenador da Vigilância Sanitária todas as escolas do Crato passarão por essa vistoria: as particulares, as estaduais e as municipais. É importante salientar que também estão sendo feitas visitas no comércio local onde os técnicos averiguam as condições de funcionamento em relação à higiene e conservação dos alimentos. As visitas são monitoradas pela bioquímica Anita Brito e pela tecnóloga em alimentos Jussara Cruz.

Prefeito diz que inicia melhorias das ruas até o final de abril

Até o final do mês de abril, será iniciada em Crato uma grande operação para melhoria das ruas da cidade, principalmente aquelas afetadas pelo inverno e que passaram por recuperações, por parte da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC). A informação é do próprio prefeito do Crato, Samuel Araripe, ao salientar os poucos recursos disponíveis para realização dos serviços, mas ao mesmo tempo a sua preocupação em proporcionar o bem-estar dos munícipes além da segurança nas principais vias de tráfego da cidade. Dentro do projeto de asfaltamento de ruas da cidade, foram recuperadas e receberam nova camada asfáltica mais de 90 ruas do município, incluindo ruas do centro da cidade e bairros. A meta de se chegar a 114 ruas vem sendo perseguida pelo prefeito. Ele disse que lutará para que mais ruas passem por melhorias, e vem lutando pela liberação dos recursos para conclusão desse projeto, que se configura como um dos maiores programas de asfaltamento da história do Crato.

Plantio Direto começa a ser implantado pela Secretaria de Agricultura em áreas experimentais do Crato

Está em fase de implementação na zona rural do Crato o sistema de Plantio Direto de Milho. A informação é da Secretaria de Agricultura, que pretende ampliar o cultivo através da técnica. O objetivo é reduzir o uso de máquinas que provocam impacto direto sobre o solo, com a aração e gradagem. Segundo a assessora da secretaria, a engenheira Agrícola Ana Lúcia Monteiro de Sousa, a intenção é inserir o Plantio Direto a longo prazo. Os plantios experimentais serão implantados inicialmente em 3 localidades do Município. O projeto começa pela Bela Vista, Assentamento Malhada e no Monte Alverne. São dois hectares em cada uma das áreas, incluindo localidades com a presença de assentados, agricultura familiar e produtor de grande porte. Com isso, irá atender todos os segmentos de agricultores. Ela destaca as vantagens do Plantio Direto, que mantém a cobertura do solo com palhado, preparando-o antes do início das chuvas, mantendo também a umidade. Com essa técnica, a engenheira destaca várias vantagens, principalmente a diminuição de evaporação e um aumento no teor de matéria orgânica. Mesmo com a aplicação de produtos químicos no início do plantio, principalmente do desenvolvimento da técnica como dissecante e desfolhante, ela afirma que isso diminui a incidência de plantas daninhas e destaca não haver comprovação científica de que a forma de cultivo seja prejudicial ao solo.

Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
Assessoria de Imprensa
Contato : (88) 35217069
e-mail cratoimprensa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário