quinta-feira, 6 de maio de 2010




08-10-2009
Festival Cariri da Canção começa no próximo sábado


A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, estará realizando nos próximos dias 10 e 11 e 14 e 17 de outubro, o Festival Cariri da Canção, que este ano assume uma amplitude nacional, dando espaço aos talentos da música. Esta é a segunda edição do evento, que vem revelando músicos de qualidade e resgatando os antigos festivais, reunindo de forma significativa os profissionais da música da região para um momento de congraçamento. No próximo final de semana a Cultura faz o convite a toda a população do Crato e da região para participar desse primeiro momento da festa da música cearense e regional, com as apresentações dos jovens talentos durante a eliminatória na categoria estudantil. Foram selecionados 12 participantes. Já a categoria nacional o número de inscritos superou as expectativas dos organizadores, trazendo para o palco, que será montado do Centro Cultural do Araripe, músicas de qualidade para o público. Esta segunda etapa eliminatória acontece nos dias 14 e 17 deste mês. A Cultura vem realizando contatos para trazer para o evento artista de renome nacional. No momento, se aguarda a confirmação.

Conselho do Fundeb toma posse, em Crato

Tomou posse, na manhã de ontem, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, o Conselho do Fundo de Desenvolvimento da Atenção Básica (Findeb), do município do Crato. A solenidade contou com a presença do secretário de Educação, Valentim Dantas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade como estudantes, professores e comunidades, que formam o Conselho. São 26 membros que assumem por dois anos, a segunda composição. O Conselho do Fundeb tem a função de avaliar toda a prestação de contas de verbas oriundas do Governo Federal e do Estado, além de realizar análise pedagógica da educação municipal. O Fundeb contribui para redução das variadas formas de desigualdades educacionais, no âmbito dos estados, distrito federal, e municípios de maior participação federal no aporte de recursos financeiros, contribuindo para elevação do patamar de investimentos no setor. O conselho exerce o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, coerência e aplicação dos recursos. Durante a posse, uma das primeiras providências da nova diretoria é fazer um estudo e avaliação do regimento interno.

Imagens Sacras do Museu Histórico do Crato começam a ser restauradas

Começam a ser restauradas as imagens sacras do Museu Histórico do Crato. São 19 imagens, algumas delas com mais de 200 anos. O projeto foi selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para apoio à preservação material, na modalidade de preservação de acervos museológicos, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude local, que administra o equipamento. Serão seis meses de um trabalho, que não envolve somente a recuperação das imagens, mas a conscientização sobre a importância do resgate da história local. O trabalho de restauração está sendo feito pela italiana, Maria Gabriella Federico, restauradora que já vem realizando esse trabalho há 22 anos, desde o seu país de origem. Gabriela afirma que a imagem mais importante do museu, a de São Fidélis, co-padroeiro do município, tem mais de 200 anos e está bastante danificada. É a primeira a receber os cuidados de recuperação. Alguns dedos precisam ser refeitos e o trabalho é extremamente minucioso. Será um mês de trabalho, com o monumento em madeira provavelmente confeccionado pelos índios cariri e influência dos padres. Além dela, também está sendo restaurada a imagem de São Francisco, também uma das mais antigas do Museu.

Saúde do Crato avaliada de forma satisfatória por técnicos do Ministério
A Secretaria de Saúde do Crato recebeu recentemente técnicos do Ministério da Saúde, para realizar no município o monitoramento das ações do Plano de Vigilância à Saúde. Também participaram das avaliações técnicos da Secretaria de Saúde do Estado, que foram acompanhados pelos coordenadores dos diversos setores da saúde municipal. Na visita, foram avaliados os indicadores e as metas atingidas no município, os pontos que receberam significativas melhoras de atendimento, a alimentação do sistema com os dados e divulgação desses resultados. O trabalho de avaliação é feito anualmente, e, segundo a coordenadora da Atenção Básica, Aline Franca, os resultados demonstrados são inteiramente satisfatórios.

Adolescentes do Coletivo "Juventude em Ação" exercitam a solidariedade na semana da criança

Em alusão as comemorações da Semana da Criança, o Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social, realiza hoje a partir das 15 horas e 30 minutos, momento festivo com as crianças que se encontram hospitalizadas na ala infantil do Hospital São Francisco de Assis. Participarão desse momento de diversão e de humanidade os adolescentes que fazem parte do coletivo "Juventude em Ação",que funciona no Projeto ABC. Os adolescentes irão até o Hospital para animar a tarde das crianças que lá se restabelecem e seguirão as orientações da coordenadora do ProJovem Adolescente, Francisca Elza de Oliveira, da Orientadora Social Alzenir Bezerra de Melo e do seu Instrutor de Arte e Cultura Wellington Douglas Feitosa Martins.

Secretaria de Ação Social do Crato promove ações em Ponta da Serra com o tema "Criança Feliz"

A Secretaria de Ação Social do Crato vem desenvolvendo atividades em comemoração a semana da criança no Pólo de Atendimento Edivardo Ribeiro da Silva,situado no distrito ponta da serra, sob a coordenação de Maria das Dores Gomes Feitosa, estão sendo realizadas ações desde o último dia 3, até hoje com o tema "Criança Feliz",
Dia 03/10 - foi realizado um dia de lazer com as crianças e adolescentes que fazem parte das atividades do pólo e do ProJovem adolescente;
Dia 05/10 - aconteceram oficinas de artes;
Dia 06/10 - realizou-se uma manhã recreativa com jogos,muitas brincadeiras, competições e muitas descontrações.
Dia 07/10 - Houve uma manhã de cinema com todos que fazem parte das atividades do pólo de atendimento.
Hoje, dia 08/10 - Haverá diversas brincadeiras,incluindo karaokê e sorteios de brindes.


Agricultura do Crato convoca comunidades para resolver pendências no cadastro do Seguro Safra

A Secretaria de Agricultura, Pecuária de Recursos Hídricos do Crato solicita urgente o comparecimento dos representantes das Associações comunitárias e responsáveis pela inscrição dos agricultores no programa Garantia Safra 2009/2010, para resolver pendências nos cadastros das seguintes comunidades:


PONTA DA SERRA

LAGOA RASA – ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS;

JUÁ – AGOSTINHO ANTONIO DE SOUSA;

SANTA ROSA

BARRO BRANCO – VICENCIA LEANDRO PINHEIRO;

BAIXIO DOS ROBERTOS E SEDE – ELIANE VIEIRA DE OLIVEIRA;

SÃO JOSE – JÉSSICA DA SILVA SANTOS;

MATA DO SEBASTIÃO – FRANCIDALVA ANDRADE SANTOS;

BELA VISTA

BAIXIO VERDE – LUCIMARA DOS SANTOS ARAUJO;

DOM QUINTINO

SEDE DO DISTRITO – MARIA CORREIA LIMA / MARYANE CAVALCANTE DE SOUSA;

MINEIRO – LUIZA PEREIRA DE BRITO GONÇALVES;

CAMPO ALEGRE

PASCOA – JOSE ANISIO BENTO;

GUARIBAS – CICERO LUCIANO FERREIRA;

BEBIDA NOVA – FRANCILENE DE SOUSA;

SEDE DO DISTRITO – MARCIO BELARMINO RODRIGUES;

SANTA FÉ

ARATICUM – ANA MARIA DA SILVA RODRIGUES;

URUCUM – ANTONIO MARCOS PEREIRA SALU;

BARREIRAS E AREIAS – JOSE FERREIRA GONÇALVES;

MONTE ALVERNE

TABOCAS – MARIA BENTO DA SILVA

BAIXIO DAS PALMEIRAS

SÃO VICENTE – ROSANGELA R. DOS SANTOS;

Crato realiza Semana de Comemoração ao Dia Mundial de Alimentação

A Prefeitura do Crato, juntamente com a Unidade de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental e o Núcleo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde promovem a Semana de Comemoração ao Dia Mundial de Alimentação. O evento que acontece nos próximos dias 13, 14, 15 e 16 tem como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, com o Programa Alimento Seguro – PAS, Serviço Social do Comercio – SESC com o Programa Mesa Brasil e a Coordenadoria Regional de Saúde: 20ª CERES. O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, é uma atividade anual de âmbito mundial cujo objetivo é fomentar a conscientização sobre a fome a desnutrição no mundo e induzir todas as pessoas em nível mundial a adotarem medidas para combater a fome. O tema da semana esse ano é "Alcançar segurança alimentar em época de crise". Que tem como objetivo central a proteção aos mais vulneráveis e o incentivo à agricultura. Criada pela Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO, essa data é comemorada há 28 anos em cerca de 150 países. No Crato a programação será a seguinte:

DATA

ATIVIDADE

LOCAL

HORÁRIO

RESPONS.



13/19/09

Participação no programa de Rádio para divulgar a programação da semana de alimentação


Radio São Francisco FM



8hs

(Secretaria de Saúde do Crato) Vigilância Sanitária e Núcleo de Mobilização Social




14/10/09



PALESTRA “HIGIENE E ALIMENTAÇÃO”

ESCOLA ESTADO DA BAHIA (anexo) funciona na Faculdade de Direito (SÃO MIGUEL)

fone:3102.1265

9 h

40min



SENAC



14/10/09


PALESTRA “HIGIENE E ALIMENTAÇÃO”

CAIC- GISELIA PINHEIRO (BATATEIRAS)

fone: 3523.5420

8hs

14hs

JUSSARA (Téc. Alimentos da Vigilância Sanitária VISA)

SENAC


14/10/09


PALESTRA “HIGIENE E ALIMENTAÇÃO”

MELVIN JONES (MURITI)

fone:3523.1722


15hs

JUSSARA (Téc. Alimentos da Vigilância Sanitária VISA)


14/10/09


PALESTRA “HIGIENE E ALIMENTAÇÃO”

DOM VICENTE (OSSIAN ARARIPE)

fone:3521.4174

19hs

JUSSARA (Téc. Alimentos da Vigilância Sanitária VISA)


15/10/09


PALESTRA “HIGIENE E ALIMENTAÇÃO”

CÍRCULO OPERÁRIO (CENTRO)

fone: 3521.4205


9hs

30min

JUSSARA (Téc. Alimentos da Vigilância Sanitária VISA)


15/10/09


PALESTRA “HIGIENE E ALIMENTAÇÃO”

COLÉGIO MUNICIPAL (SÃO MIGUEL)

fone:3521.1902


16hs

JUSSARA (Téc. Alimentos da Vigilância Sanitária VISA)


15/10/09


PALESTRA “HIGIENE E ALIMENTAÇÃO”

ANTÔNIO ANTUÉRPIO (VILA LOBO)

fone:3523.3371

9H 30min

9 h

30 min

SENAC

15/10/09

PALESTRA “HIGIENE E ALIMENTAÇÃO”

JOSÉ DO VALE (BAIRRO BRANCO -MURITI)

fone:3523.5431


15 h

30min


SENAC





16/10/09

Tendas educativas - As ações terão inicio com uma sessão de alongamento com duração de 20min (professor do SESC); outras atividades:orientações sobre higiene e alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos através de: vídeo-aula com distribuição de panfletos educativos, roda de conversa; degustação de sucos;aferição de pressão arterial;corte de cabelo.






PRAÇA SÃO VICENTE

(CENTRO)






8hs às 12hs


Vigilância Sanitária, Núcleo de Mobilização Social, SENAC, SESC (Projeto Mesa Brasil)


Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário