sexta-feira, 14 de maio de 2010

CRATO - Notícias do dia 06 de Março de 2010



Administração irá pavimentar dezenas de ruas do Crato

O município do Crato, dentro da proposta de melhorar a infra-estrutura turística da cidade, irá executar a pavimentação em pedra tosca em dezenas de ruas. Uma relação com os nomes das ruas foi enviada ao Ministério do Turismo e inclui 10 bairros e distritos do município, como o Gisélia Pinheiro, Zacarias Gonçalves, Muriti, Novo Horizonte, Ponta da Serra, Recreio, São Miguel, São Bento, Grangeiro e Parque Grangeiro. Esse trabalho demonstra, dentro do interesse de desenvolvimento de melhorias no município, o pleito de conquistas de novos projetos para a implementação do setor turístico no município cratense. Em breve, as seis principais praças da cidade estarão passando por melhorias, por meio do Projeto Cidades do Ceará, recentemente lançado pelo Governo do Estado, no Cariri.

Crato terá representatividade da cultura no V Encontro Mestres do Mundo, em Limoeiro do Norte/CE

O Município do Crato irá participar efetivamente do V Encontro de Mestres do Mundo, que irá acontecer de 17 a 20 de março, em Limoeiro do Norte. A Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, afirma que o município terá a presença de diversos grupos de tradição popular. Um ônibus com os artistas sairá do Município para o evento. A secretária afirma que deverá participar. Até lá irá confirmar presença, ou terá um representante da pasta da cultura. O Vale do Jaguaribe cearense será, novamente, palco de um dos eventos mais importantes para as expressões culturais populares brasileiras e internacionais. Limoeiro torna-se o centro das atenções dos amantes das culturas populares ao reunir cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos durante o V Encontro Mestres do Mundo.

Com o tema “Folias e Brincadeiras”, o evento irá promover diversas apresentações artísticas na Praça da Igreja Matriz, nos seus quatro dias de duração. Estão programadas ainda oficinas e seminários em outros equipamentos culturais da cidade.

Os Mestres das culturas populares se reunirão para trocas de experiências sobre seus saberes e fazeres, divididos em cinco categorias: Mestres das Mãos (artesãos, bordadeiras, gravadores, etc.); Mestres do Corpo (dança, teatro e performances tradicionais); Mestres do Sagrado (penitentes, rezadeiras, profetas da chuva, entre outros); Mestres do Som (músicos, instrumentistas, luthiers); e Mestres da Oralidade (contadores de história, poetas, cordelistas e repentistas). A programação do evento acontece, diariamente, em três momentos distintos. As manhãs são dedicadas às Rodas de Mestres. No período da tarde, acontecem os Relatos de Experiência, onde são apresentadas as vivências dos Mestres, e as noites serão dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público. O Encontro terá ainda outras atividades, como o Encontro Pedagógico de Educação Patrimonial, a Universidade dos Mestres, debates sobre a Ação Griô e outras apresentações artísticas. O último encontro dos mestres do mundo aconteceu em Crato, mobilizando e atraindo para o Cariri representantes da Cultura de todo o Estado e de outras localidades do país.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário