quarta-feira, 12 de maio de 2010

CRATO - Notícias do dia 10 de Fevereiro de 2010


Testes rápidos e aconselhamento iniciam campanha de prevenção da AIDS e DSTs, em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do Município, está realizando trabalho preventivo das DST/AIDS antes do carnaval e também estará durante as festividades carnavalescas, com aconselhamentos e testes rápidos de HIV, no ambulatório de DST/AIDS, no Centro de Especialidades. O projeto, aprovados junto ao Ministério da Saúde, beneficia o Crato como única cidade da região a ofertar os testes rápidos durante este período. Uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiro, psicólogo, assistente social, médicos ginecologista e urologista, é o requisito exigido para que sejam realizados os exames no município. Os testes foram iniciados na manhã de ontem e 10 pessoas procuraram o Centro. A coordenadora do Ambulatório, Sheiba Rodrigues, afirma que a procura deverá aumentar significativamente após o carnaval. O trabalho de aconselhamento, com o psicólogo, consiste em conversar antes e depois dos exames, com o paciente. O resultado sai em 15 minutos. Também existe um trabalho permanente com a realização de exames, no Laboratório Central, e os resultados são divulgados entre 15 e 20 dias.

‘Chapada Viva do Araripe’ será o carnaval alternativo no Crato

A Prefeitura Municipal do Crato inova e oferece uma programação alternativa para o Carnaval deste ano. O Chapada Viva do Araripe é a opção, voltada para uma melhor qualidade de vida e conscientização da importância de se preservar a natureza. O evento tem a finalidade turístico-cultural, ecológico e esportivo. A promoção é do Município do Crato, através de suas secretarias municipais de Cultura, Esporte e Juventude, Meio Ambiente, Educação e Saúde e conta com a parceria do núcleo gestor do ICMBio, Ibama, Geopark Araripe, Sebrae, Sesc, Ibdvama, Semace, Conpam e instituições não governamentais como Aconguia, Ecobike e Associação de Atletismo Elói Rosa. O evento ainda tem o apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental. Segundo a secretária de Cultura, Daniele Esmeraldo, nesse primeiro ano acontecerá em dois dias, 13 e 14 de fevereiro, e espera contar com uma grande participação de pessoas que desejam vivenciar momentos diferenciados nos dias de carnaval.

“Este projeto inovador proporcionará uma programação onde serão desenvolvidas atividades dinâmicas e diversificadas de lazer, entretenimento, cultura e história”, diz. Entre as opções a serem vivenciadas estão as trilhas ecológicas, alongamentos, passeio ciclístico, feira de bio-jóias, palestras pmbientais e intervenções culturais. Todas as atividades têm como prioridade o bem-estar espiritual, mental e físico, tudo em harmonia com a natureza. Para participar do Chapada Viva do Araripe as pessoas devem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato ou acessar o site www.crato.ce.gov.br e o blog: chapadavivadoararipe.blogspot.com. Para efetuar a inscrição é necessária a doação de um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas para assegurar a preservação da Chapada. Essa determinação é de comum acordo entre o órgãos participantes do Projeto, para que dessa forma não haja danos a riqueza natural do município. Maiores informações na Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude ou pelo Fone:(88)3523-2365.

Demutran intensifica fiscalização em toda a cidade do Crato

O Departamento Municipal de Trânsito do Crato (Demutran) está intensificando os trabalhos de fiscalização, neste período que antecede ao carnaval. Estão sendo fiscalizados principalmente os proprietários de ciclomotores de 50 cilindradas. Alguns desses veículos vêm causando sérios transtornos no trânsito da cidade. Para maior segurança no trânsito e da população, os agentes estão atentos quanto a exigência do uso de capacete, emplacamento e a carteira de habilitação de seu condutor. Semana passada foram realizadas diversas blitze em toda a cidade e esta semana o trabalho de fiscalização continua.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário