segunda-feira, 10 de maio de 2010


CRATO - Notícias do dia 28 de Janeiro de 2010



Crato representado em Assembléia dos Povos indígenas


A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude viabilizou a viajem de representantes cratenses da etnia Kariri para participarem da XV Assembléia dos Povos Indígenas do Ceará. A abertura oficial aconteceu na noite do dia 26, na aldeia Matões, da etnia Anacés, em Caucaia, onde estiveram presentes, além das lideranças indígenas do Ceará, os coordenadores da Funai-CE, Paulo Barbosa, e da FUNASA-CE, Hermano Fontinele. Também o deputado estadual Lula, o prefeito de Caucaia, dos Tremebé, o representante da RECID-CE Leonardo Sampaio e os gestores do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, da Arquidiocese de Fortaleza e do Fórum Cearense de Meio Ambiente. A temática do evento foi o "Progresso e Respeito aos Povos". Cerca de 350 representantes dos 14 povos indígenas que vivem no estado participaram do encontro. Os Kariri do Crato foram recebidos por seus parentes de São Benedito. O cacique Neguinho Kariri Tapuya e de Crateús, a Pajé Cristina Kariri, foram citados pelo inicio do processo de reconhecimento de seus direitos, na solenidade de abertura. A Secretaria da Cultura do Crato teve destaque na abertura, por sua colaboração junto aos indígenas cratenses.

Moradores em situação de risco são assistidos pela administração

Vários trabalhos na área de infraestratura estão sendo desenvolvidos em Crato, tendo em vista o período de chuvas. As maiores preocupações nesse período do ano estão voltadas principalmente para as áreas de risco, que estão sendo visitadas, no sentido de promover uma ação preventiva, evitando possíveis catástrofes principalmente na fase chuvosa. Na semana passada, foram identificadas cinco casas da cidade, em que há risco de desabamento das moradias, no bairro Seminário. Imediatamente, as casas foram visitadas por agentes do Corpo de Bombeiros, que viram a situação de insegurança que estavam as famílias, já que as águas das chuvas estavam passando dentro das residências. As famílias serão direcionadas para casas em bom estado, por conta da administração municipal. O trabalho vem sendo acompanhado por assistentes sociais do município, por meio da Secretaria de Ação Social.

Lei Ambiental deverá ser enviada em breve ao Legislativo

O Secretário de Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares, está efetivando os trâmites finais para encaminhar a Lei Ambiental do Município do Crato, para ser apreciada pelo legislativo. O trabalho vem sendo desenvolvido, por meio de uma participação ampla de diversos setores ligados ao meio ambiente e à comunidade. Recentemente, a Lei Ambiental foi apresentada durante reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA). O Crato é um dos municípios da região que consegue avançar significativamente no que diz respeito aos trâmites legais para proteção e conservação do meio ambiente.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário