sexta-feira, 7 de maio de 2010


Notícias do Crato para o Dia 13 de Novembro de 2009



A arte abre as portas para o Cariri - 11ª Mostra SESC Cariri de Cultura será aberta hoje

Com a presença de mais de 600 artistas, 11 países e um público estimado em mais de 300 mil pessoas, será aberta oficialmente hoje, em Crato, para todo o Cariri, a 11ª Edição da Mostra SESC Cariri de Cultura. A solenidade acontece no Centro Cultural do Araripe, a partir das 19 horas e toda a população é convidada a participar do evento. Na ocasião, o presidente da Fecomércio, Luís Gastão Bittencourt receberá o título de Cidadão Cratense, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal do Crato, em reconhecimento aos benefícios que o Sistema Fecomércio tem desenvolvido na região do Cariri. A entrega da homenagem acontece no auditório do Centro Cultural, onde, em seguida, será realizada uma coletiva com a imprensa, numa entrevista concedida por Luís Gastão.

A Mostra SESC Cariri de Cultura a cada ano vem tendo crescimento na região, envolvendo mais artistas e a sociedade, num grande congraçamento da cultura. Vários setores são beneficiados com o evento. Os hotéis, principalmente das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha ficam lotados, restaurantes, as noites caririenses ficam mais movimentadas, proporcionando também aquecimento da economia regional. O resultado de uma grande mobilização que acontece durante o ano todo, por vários profissionais, fará parte de apresentações artísticas em seus mais diversos contextos, de 13 a 26 de novembro, no Cariri e em Fortaleza, promovendo a integração cultural e a troca de experiências em seus mais diversos níveis. A solenidade contará com a presença de diversas autoridades convidadas, a exemplo dos vereadores, o prefeito da cidade, Samuel Araripe e secretários. A abertura será feita por Luís Gastão. Em seguida serão realizadas apresentações culturais. O Centro Cultural do Araripe é um dos palcos do Cariri onde serão apresentados espetáculos artísticos, que durante a mostra se revelam nas artes cênicas, visuais, literatura, música, audiovisual e até excursões gastronômicas, além de passeios, debates e oficinas. Entre os artistas internacionais que desembarcam no Cariri estão representantes de Cuba e da Finlândia.

Todo esse público acompanha os espetáculos nos espaços localizados em quatro pólos; nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda. Durante a mostra, o Circuito Patativa do Assaré vai levar apresentações itinerantes para outros 11 municípios. E, a partir do dia 21 de novembro, o Cariri chega em Fortaleza, onde ocorrem espetáculos para todos os públicos. Enquanto a mostra estiver no Cariri, as apresentações vão se concentrar em locais como o SESC Crato; o Centro Cultural Araripe; a Praça da Sé; o Teatro Municipal de Crato; o SENAC Crato; o Crato Tênis Clube; o Memorial Padre Cícero, o Largo do Memorial, a Praça Padre Cícero; a Praça Central de Barbalha; o Teatro Neroly; a Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau e o Teatro Violeta Arraes. Os artistas que participam da mostra, entretanto, também descem do palco, transformando o público em parte do espetáculo.

Projeto para asfaltamento da estrada de Santa Fé aguarda sinalização positiva do governador

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, continua aguardando uma resposta do Governo do Estado, em relação ao projeto de asfaltamento da estrada de Santa Fé, um percurso de cerca de 15 quilômetros, que vem necessitando de novo asfaltamento de forma urgente. O prefeito contratou uma equipe de técnicos para desenvolver o projeto para o asfaltamento, incluindo vários detalhes, priorizando a segurança e a qualidade dos serviços. O projeto avaliado em R$ 4,2 milhões foi entregue no começo de setembro pelo próprio prefeito ao Secretário de Infra-Estrutura do Estado do Ceará, Adahil Fontenele, que garantiu examinar. A entrega do documento aconteceu durante o Governo Itinerante de Cid Gomes, em Crato. Samuel Araripe explica que um projeto desse porte só pode ser feito com parcerias do Governo do Estado e Governo Federal. O prefeito destaca a sua preocupação em dar andamento à obra já bastante reivindicada pela comunidade do Distrito de Santa Fé, mas, ao mesmo tempo afirma que está confiante na resposta positiva do Governador em relação a esse projeto. Além desse projeto, também foi entregue em mãos do Governador e do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, o projeto de reestruturação do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, desenvolvido por meio da administração municipal. A idéia é dotar o parque de uma infra-estrutura moderna que venha atender as atuais necessidades da população e dos turistas, tendo em vista o desenvolvimento da festa em mais de cinco décadas. Até o momento não houve manifestação quanto a esse projeto de modernização para o Parque.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário