sexta-feira, 7 de maio de 2010

Notícias do Crato para o Dia 25 de Novembro de 2009



Nota do Prefeito Samuel Araripe

O Prefeito do Crato, Samuel Vilar de Alencar Araripe comunica à população que realizará hoje às 09h da manhã uma visita de inspeção ao estádio Mirandão, juntamente com uma comitiva, formada pelo Secretário de Infra-Estrutura, José Muniz, a Secretária de Esportes, Danielle Esmeraldo, além de outros técnicos e a imprensa em geral, a fim de verificar as condições em que se encontra o estádio atualmente, e fazer um levantamento de tudo o que se fizer necessário para garantir a plena realização das atividades desportivas no Mirandão. O prefeito Samuel Araripe ressalta ainda a grande valorização e o empenho que sua administração tem dado desde o início, ao futebol na cidade do Crato. E por compreender e valorizar de modo pessoal o futebol, é que sempre tem prestigiado as partidas realizadas no Mirandão. Na visita a ser realizada hoje, o prefeito e sua comitiva pretendem verificar todos os problemas, e procurar prover uma solução definitiva, a fim de garantir o sucesso do futebol na cidade do Crato.

Escola Melvin Jones realiza sarau poético com poesias de Patativa do Assaré

A Secretaria de Educação do Crato comunica que a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Melvin Jones realiza hoje, quarta, 25, a partir das 8 horas, seu segundo Sarau Poético com o tema "Nas linhas da vida e da poesia de Patativa do Assaré". A diretora do colégio Sandra Maria Costa convida a todos a se fazerem presentes a esse evento que une poesia, cultura e homenagens. O Secretário de Educação, Valentim Dantas salienta a importância de eventos como esse que enaltecem a cultura, promovendo o desenvolvimento intelectual dos alunos, bem como a socialização da comunidade como um todo

Reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri acontece amanhã em Crato

Será realizada, amanhã, quinta-feira, 26 às 8 horas e 30 minutos no Auditório do Centro Cultural do Araripe a reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri. O Fórum é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo e a cultura da região do Cariri. A programação seguirá os seguintes tópicos:

* Posse do Conselho Municipal da Cultura do Crato-Ce
* Apresentação do Projeto Audiovisual de Educação Ambiental-Chapada do Araripe- de autoria de Jéferson Albuquerque
* Reprogramação para o Estudo de roteiros Turísticos Culturais do Cariri
* Agenda para elaboração do Planejamento Estratégico do Fórum
* Lançamento da Eleição da Diretoria do Fórum para o biênio 2010-2011

O Fórum tem parceria com o SEBRAE-CE e o Ministério do Turismo e apoio do Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Participe!

Centro de Zoonoses do Crato promove ação de combate ao calazar

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Centro de Zoonoses do Cariri promoverá amanhã, quinta-feira, 26, a partir das 8 horas, ação de prevenção contra o calazar, no sítio Coqueiros. Essa ação contará com a participação da equipe da mobilização social, bem como de agentes comunitários. A partir das 14 horas será feito recolhimento de cães doentes, e sorologia canina. O calazar ou leishmaniose é uma protozoose, ou seja, uma infecção ocasionada por um protozoário do gênero Leishmania dos cães especialmente e transmitida ao homem tendo como vetor um inseto da ordem dos dípteros com o nome popular de palhinha que cientificamente é o Phlebotomus (flebótomo), através da picada deste inseto nos cães doente ao homem. O Centro de Zoonoses do Cariri fica localizado na Avenida Thomaz Osterne de Alencar , no bairro - São Miguel em Crato. Maiores informações pelo fone 35212698.

Governo do Crato apóia Ação Cidadã

Cerca de 50 catadores de lixo que desenvolvem suas atividades no lixão do Crato estão sendo convidados para participarem de Ação Cidadã, amanhã, quinta-feira, 26, a partir das 8 horas , no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. A iniciativa partiu de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o inicio deste ano pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Crato desde e que conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA, Projeto Nova Vida e Coletivo Camaradas. A ação, que constará de oficinas, assessoria jurídica, emissão de documentos, serviços de corte de cabelo, e orientações em saúde, tem como colaboradores o Conselho Municipal da Mulher, Balcão de Direitos Humanos, Casa do Cidadão, Sine/IDT, Governo Municipal do Crato, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Ação Social, Infra-Estrutura e Meio Ambiente, Comissão Gestora da Expocrato, Núcleo de Prática Forense, SESC e SENAC. A ação conta ainda com o apoio financeiro da “Cooperativa AJUDA e.V da cidade de Haltern – Alemanha”. O projeto inclui ainda, campanhas educativas que ocorrerão durante todo o ano de 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Um comentário:

  1. DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA



    "As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
    têm direito inalienável à Verdade, Memória,
    História e Justiça!" Otoniel Ajala Dourado



    O MASSACRE DELETADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA


    No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi a CHACINA praticada pelo Exército e Polícia Militar em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato "JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA", paraibano negro de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.



    O CRIME DE LESA HUMANIDADE


    O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.


    A AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROPOSTA PELA SOS DIREITOS HUMANOS


    Como o crime praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é IMPRESCRITÍVEL conforme legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos



    A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO


    A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.



    RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5


    A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;



    A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA


    A SOS DIREITOS HUMANOS, como os familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.


    QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA


    A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do "GEOPARK ARARIPE" mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?



    A COMISSÃO DA VERDADE


    A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e pede que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.


    Paz e Solidariedade,



    Dr. Otoniel Ajala Dourado
    OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
    Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
    Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
    Membro da CDAA da OAB/CE
    www.sosdireitoshumanos.org.br
    sosdireitoshumanos@ig.com.br
    http://twitter.com/REVISTASOSDH

    ResponderExcluir