quarta-feira, 18 de agosto de 2010



Comissão Pró-Selo Unicef faz primeira reunião de preparação do Fórum voltado para crianças e adolescentes

Começam hoje as reuniões de articulação da comissão pró-Selo Unicef, no Crato, com intuito de organizar o primeiro fórum de debates em torno do tema, com o envolvimento de diversas entidades do município do Crato, órgãos públicos e privados. A reunião, que acontece a partir das 8 horas, até o final da tarde, será no Buffet Lagarta Pintada, no Lameiro. O evento terá à frente a articuladora do Selo Unicef, em Crato, Aline Franca. Participam da reunião integrantes das secretarias municipais, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e jovens de cada projeto, com ênfase para a participação de todos, no sentido de promover o protagonismo juvenil durante as ações pró-Selo no município. Também estão incluídas as organizações não governamentais do município. Segundo Aline Franca, o objetivo da partição dos adolescentes é de ouvi-los na construção desse trabalho, por meio das idéias que serão apresentadas e debatidas.

Começa edição Cariri Cangaço 2010

Aberto, na noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, o Cariri Cangaço 2010, que este ano trata do tema: Coronéis, Beatos e Cangaceiros. O evento reúne dezenas de escritores, pesquisadores e estudiosos do cangaço. O Cariri Cangaço envolve a participação de municípios da região do Cariri, Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e Prefeituras como a Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Serão seis dias de realização.

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, fez a abertura oficial destacando e ao mesmo tempo agradecendo os apoios das administrações municipais que estão sendo partícipes desse trabalho. São cerca de 90 pessoas envolvidas no processo de organização. O tema, segundo ele, é palpitante e polêmico, e o Cariri Cangaço, conforme o curador dá oportunidade de se debater as nuances do processo histórico. Ele destacou a pretensão de reeditar o evento, que ontem foi aberto por uma das maiores autoridades sobre o tema, o pesquisador Antônio Amaury Correia Araújo.

O Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, na abertura, afirmou que a universidade regional não poderia desconhecer o fenômeno do cangaceirismo, porque foi uma marca dos dias da nossa história. “A URCA deve debruçar-se para ver as suas causas e o reflexo para o desenvolvimento regional, com a responsabilidade acadêmica”, disse. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, ressaltou que os participantes se encontram não para estudar a história de Lampião, mas do Cariri e do mundo. “Tem muita coisa que a gente precisa se indagar. Esse evento é rico e tem assunto, por ter história. Tem tudo a ver com a nossa região”, frisou.



Ela destacou a atuação da Universidade dentro desse contexto de trabalho, que vem tendo o acompanhamento dos trabalhos por meio da Pró-Reitoria de Extensão, além do apoio do Geopark Araripe e institutos culturais da região. Serão realizados durantes os próximos dias visitas técnicas, apresentações artísticas, mesas de debate e palestras. O Cariri Cangaço assume um caráter itinerante por integrar cidades como Crato, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Aurora e Barbalha.

Secretaria de Agricultura do Crato convoca representantes de comunidades que não receberam os cadastros do garantia Safra 2010 / 2011

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hidrícos do Crato convoca os representantes legais das comunidades municipais, que não receberam os cadastros dos produtores do Garantia Safra 2010 / 2011, a comparecerem até o próximo dia 20 de Agosto, sexta-feira na sede Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo da Prefeitura do Crato no horário das 8 ás 14 horas.

As comunidades que deverão comparecer são as seguintes:
Distrito de Ponta da Serra
Malhada Sede
Assentamento Malhada
Sitio Caldeirão
Sitio Gonçalo
Distrito de Dom Quintino
Sitio Inxú
Distrito de Bela Vista
Sitio Serraria
Distrito de Santa Fé
Baixa do Maracujá
Distrito do Belmonte
Sítio Luanda

O Secretário de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Francisco Erasmo Ferreira ressalta a importância do comparecimento desses representantes das comunidades para que ninguém seja prejudicado em relação ao Garantia Safra 2010 / 2011.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário