quinta-feira, 12 de agosto de 2010


Prefeito do Crato recebe presidente da FIEC em seu gabinete, na manhã de hoje

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, receberá na manhã de hoje, em seu gabinete, na Prefeitura Municipal, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Roberto Proença de Macedo, que estará acompanhado de empresários da região. Ele irá ao encontro do prefeito para tratar sobre a questão relacionada à transferência do SESI de Crato para Juazeiro do Norte, que está prevista para acontecer até o final do ano. O prefeito Samuel Araripe tem defendido a permanência do órgão na cidade e irá dialogar com o presidente da Fiec no sentido de propor alternativa de permanência daquela importante instituição, voltada à educação e ao social, com serviços relevantes prestados ao longo de décadas ao município. A reunião irá acontecer às 10 horas.

Inaugurado Memorial Dr. Raimundo de Oliveira Borges

inaugurado ontem, em Crato, o Memorial Dr. Raimundo de Oliveira Borges, uma homenagem aos seus 103 anos, que seriam completados no dia de ontem. O advogado faleceu no último dia 27 de janeiro. Várias autoridades e intelectuais do Crato e da região compareceram ao evento. Na ocasião, houve o hasteamento das bandeiras e descerramento da placa inaugural, pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, o presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), Manoel Patrício de Aquino, além da presença de amigos e familiares. O Memorial com livros, comendas, medalhas e objetos que pertenceram ao Dr. Borges estão expostos na primeira sala da casa em que morou, no Crato, por várias décadas, até o seu falecimento.

Autor de 25 livros, ex-promotor de Justiça nas Comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato, Dr. Raimundo Borges foi advogado de ofício, vereador da Câmara Municipal do Crato, prefeito interino e secretário municipal, entre outros cargos administrativos. Raimundo de Oliveira Borges tinha 73 anos de carreira. Também já esteve na posição de diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências Econômicas e de Direito do Crato. Foi membro do Instituto Cultural do Cariri — ICC, do Instituto Genealógico do Cariri, membro Honorário da Academia de Letras de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, além de outras instituições. Nasceu em 1907, na atual Caririaçu. Cursou o primário em escolas públicas, de 1916 a 1921. O secundário no Colégio Diocesano do Crato, no Liceu do Ceará, em Fortaleza, e no Ginásio da Bahia, Salvador.

Em março de 1928, o advogado ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia e, em 1930, transferiu seus estudos para a Faculdade de Medicina de Recife. Abandonou o curso por problema de saúde. Apenas três anos depois, ele tomou uma decisão que levaria para toda a vida. Em 1933, se matriculou na Faculdade de Direito do Ceará, em Fortaleza, onde concluiu o curso jurídico em 1937. Foi orador da turma.

Dentre os livros publicados pelo advogado, estão “Crime de Injúria verbal”, “Interdito Proibitório”, “A Eloqüência e o Direito”; “Monsenhor Doutor Eugênio Veiga”; “A presença de Euclides da Cunha na nossa história”; “O Padre Cícero e a Educação em Juazeiro” e “Memória Histórica da Comarca do Crato”. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB do Ceará.

Inscrições para os Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional continuam sendo realizadas em Crato

O Festival Cariri da Canção este ano acontece pela terceira vez em Crato e será realizado no mês de outubro, a categoria estudantil está com edital aberto para inscrições abrangendo a região metropolitana do Cariri, a outra categoria é a Nacional edital aberto para todo território Nacional, as inscrições vão até o dia 17 de setembro. A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo ressalta que esses dois eventos já configuram no calendário do município como os mais importantes na área cultural e que fazem parte das ações de cultura desenvolvidas no governo de Samuel Araripe. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Mais informações 88 3523.23.65.

Vencimento da primeira parcela do IPTU será no dia 16

A Secretaria de Finanças do Município do Crato comunica aos contribuintes que está sendo realizada a entrega dos boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2010, e que o vencimento da cota única ou 1ª parcela será no dia 16 de agosto de 2010. Os contribuintes que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única até o dia 16 de agosto deste ano tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberam os seus boletos (os proprietários de terrenos) e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, a partir do dia 16 de agosto, com a finalidade de regularizar sua situação.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário