domingo, 22 de agosto de 2010


SAAEC cumpre 50% da obra de saneamento no Crato

Em tempo recorde, está sendo realizada em Crato obra de saneamento básico e abastecimento d’água, com investimentos de R$ 9 milhões. O trabalho, com recursos do Governo Federal, vem tendo a coordenação da Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), e vem sendo desenvolvido por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I). Várias ruas do centro da cidade já passaram e, no momento, estão passando por intervenções, no sentido de trocar as velhas tubulações de amianto por canos de PVC. Era um material utilizado há mais de 40 anos na cidade, e que atualmente vinha causando prejuízos à população e ao erário público, por constar permanentes problemas de vazamentos. Segundo o presidente da SAAEC, Procópio da Silveira, nessa primeira etapa de trabalho, em cerca de dois meses de atuação de 49 trabalhadores contratados pela empresa Mempe Engenharia, licitada para realizar a obra no município, já foram executados 50% dos serviços, o que equivale a mais de 7 quilômetros de tubulações trocadas. Ruas como a Duque de Caxias, Tristão Gonçalves e avenida Padre Cícero estão entre as áreas que ainda vão receber as novas tubulações.

Crato se organiza para desenvolver ações voltadas para a conquista do Selo Unicef

Dentro do propósito de realizar um trabalho eficiente promovendo melhorias significativas para a população do Crato o Governo Municipal vem desenvolvendo ações constantes de desenvolvimento. Dentro desse contexto a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes CMDCA, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, e Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, , participaram do2º Encontro da Equipe Pró-Selo do SELO UNICEF, para estudo, análise e articulação para o 1ºForum Comunitário, que será realizado no dia 17 de setembro de 2010 em local a ser definido na próxima reunião que acontecerá dia no próximo dia, 27 às 8 horas, no Posto de Saúde Teodorico Teles.

Vários setores da administração municipal vêm intensificando ações para o fortalecimento de projetos nas áreas da infância e da juventude.

Para o UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes. Diversas iniciativas têm sido lançadas neste sentido e o mais recente exemplo é o Selo UNICEF - Município Aprovado que é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.

Regime Próprio da Previdência passa pela aprovação da Câmara Municipal

Depois de serem realizadas várias audiências junto aos servidores da administração municipal do Crato, de forma aberta para todo o funcionalismo, e também específica, por categorias, foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto de adoção do Regime Próprio de Previdência (RPPS). O projeto a ser adotado futuramente pela municipalidade foi aprovado por seis votos a favor e três contra. O presidente da Câmara, Francisco Helder França, garante que os órgãos fiscalizadores devem estar atentos à operacionalidade da nova regra. Durante as audiências, o trabalho coordenador pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Cícero França, foi de esclarecer ao quadro funcional da administração o que é o Regime, e a forma como ele será administrado junto à Prefeitura Municipal, destacando as peculiaridades projeto e que não irá haver mudanças na vida do servidor. As reuniões serviram para abrir um debate em torno do tema e também levar esclarecimentos ao funcionalismo municipal.

Educação do Crato inicia distribuição de fardamento para estudantes da rede municipal

A Secretaria de Educação do Município do Crato iniciou a distribuição do fardamento escolar completo e mochilas para os estudantes das unidades municipais de ensino. O trabalho vem sendo desenvolvido por etapas e passará por todas as escolas, com cerca de 20 mil fardamentos. A administração municipal Samuel Araripe, adotou a distribuição o fardamento desde o início da primeira administração no município, resgatando a cidadania e identidade do estudante.

Limpeza e recuperação de ruas do Crato nos bairros e centro da cidade

O município do Crato continua intensificando a recuperação de ruas na cidade, em bairros e no centro, com a operação tapa-buracos. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio da Secretaria de Infraestartura, que também vem atuando com o projeto Cidade Limpa, com um calendário de serviços por bairros. O projeto envolve desde a capinação, pintura do meio fio, limpeza de terrenos baldios à retirada do lixo. A visita programada tem o intuito também de ser educativa, já que há uma mobilização de representantes de entidades de bairros, conscientizando a população a trabalhar por uma cidade cada vez mais limpa.

Combate à dengue continua com visitas domiciliares

Tem continuidade no município do Crato o quarto ciclo do ano de visitas a domicílios para o combate da dengue nos bairros da cidade. O coordenador do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde do Crato, Marcos Aurélio, afirma que tem sido decrescente o número de casos de dengue, que este ano teve um avanço em relação a 2009. Mesmo assim, a Prefeitura do Crato intensificou o trabalho de combate nos bairros, com a atuação dos carros-fumacê e ações educativas, no sentido de chamar a atenção da população para o problema. Já na segunda semana de julho, foi possível constatar, com os primeiros resultados do terceiro ciclo de combate, uma diminuição no número de casos. As transmissões em sua totalidade esse ano foram de casos de dengue clássica e não foi constatado óbito no município em virtude da doença. Durante os ciclos de combate são visitados mais de 45 mil domicílios em toda cidade.

Setor de imunização realiza atendimento em instituição

O setor de Imunização da Secretaria de Saúde do Município está realizado o trabalho de atendimento a funcionários do SESC, com vacinação contra tétano e H1N1, dentro de um programa de imunização do trabalhador. Profissionais de saúde do Crato permanecem nessas instituições, por meio de parceria, proporcionando um atendimento qualificado para os colaboradores de empresas, que têm tempo limitado para se deslocarem até os postos de saúde.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário