segunda-feira, 27 de setembro de 2010


Crato se mobiliza no Dia Nacional da Responsabilidade Social

Várias ações em prol da cidadania foram realizadas na manhã do último dia 25 de Setembro em Crato, com a adesão do município ao Dia Nacional da Responsabilidade Social, comemorado em todo país. A prefeitura municipal do Crato participou do evento por meio das secretarias municipais, em parceria com instituições como a Universidade Regional do Cariri (URCA), OAB – Subsecção de Crato e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, participaram do Dia Nacional da Responsabilidade Social. As ações, foram desenvolvidas na Praça da Sé. Foram realizadas oficinas de Reutilização de materiais recicláveis, percepção de imagens, orientação jurídica, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, corte cabelo e escova, avaliação física e informações sobre trato com animais e zoonoses.

Vacinação contra meningite e pneumonia são realizadas em Crato até dezembro

A Secretaria de Saúde do Crato iniciou no último sábado a introdução das vacinas Pneumocócica-10 e Meningocócica C (para meningite e pneumonia) no calendário básico de vacinação para as crianças abaixo de 2 anos de idade. As vacinas a partir desta terça-feira continuarão disponíveis em todos os postos de saúde do município. A meta é vacinar até dezembro 4.334 crianças de 3 meses

Prefeitura fará reassentamento com construção de conjunto habitacional de R$ 1,5 milhão

O Crato será beneficiado com o Conjunto Habitacional Muriti, para o reassentamento das famílias transferidas da área de risco do Seminário para o local. O investimento para a construção das novas moradias será de R$ 1,5 milhão. Segundo o Secretário de Infraestrutura do Município, José Muniz, a previsão de início da obra é em outubro próximo. Serão construídas 80 casas, beneficiando as famílias. Projetos voltados para conter o déficit habitacional no município têm sido uma das prioridades do Prefeito Samuel Araripe, que vem atuando nesse sentido, em busca de verbas para o financiamento de novas casas. Várias empresas voltadas para esse segmento já foram contatadas no intuito de assumirem as propostas. Com isso, são mais famílias convivendo em áreas dotadas de infraestrutura, oferecendo uma melhor e mais segura condição de moradia.

Plano Municipal de fortalecimento de políticas para crianças e adolescentes está sendo elaborado em Crato

O I Fórum Comunitário do Selo Unicef - Edição 2009-2012, realizado recentemente em Crato serviu para debater as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município. Esse trabalho será complementado, por meio de um Plano Municipal, conforme o que foi questionado no fórum. Segundo a articuladora do Selo no Município, Aline Franca, esse Plano vai nortear as ações do município até 2012, ano em que o Crato poderá receber o reconhecimento e conquista do Selo Unicef. Essas propostas serão apresentadas nas diversas instâncias da sociedade, incluindo entidades que atuam com ações voltadas para esse público infanto-juvenil, como o Selo Unicef, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além da Câmara Municipal. “Essa será uma forma de repassarmos para a sociedade todos esses pontos que foram levantados, e também as ações que já estão sendo desenvolvidas no sentido do fortalecimento das políticas públicas e projetos delineados na área da infância e adolescência”.

Secretaria da Cultura do Crato é premiada em Edital

Um projeto desenvolvido pela Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato e realizado pelo Núcleo de Projetos Socio-Culturais Casa Harmônica foi premiado em 10º lugar no Edital Prêmio Mais Cultura de Pontinhos de Cultura do Ceará, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado. A Secretaria de Cultura do Crato foi contemplada com esse prêmio pelas ações desenvolvidas nos projetos sócio culturais, AABB Comunidade, Crato Kidança, Crateando, Criarte, Escola de Música Maestro Azul-EMMA, Amigos da Leitura, Bola na Rede e Doce Natal.

Ao todo foram premiados 50 projetos no interior e na Capital. No Crato juntamente com a Secretaria de Cultura a ONG Verde Vida, localizada no distrito de Ponta da Serra também obteve aprovação no edital. No Crato, ações de cultura são desenvolvidas de maneira dinâmica e fortalecedora, comprovando o compromisso do Governo Municipal para com a tradição e a evolução cultural. Valorizando, investindo e assim promovendo inclusão social e educação.


CRAS Seminário realiza capacitação e insere no mercado de trabalho

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS está realizando no centro de referencia de assistência social - CRAS do bairro Seminário um curso de auxiliar de serviços gerais ministrado pela coordenadora da casa de acolhimento Rita de Cassia Monteiro. O curso que começou no último dia 16 de agosto indo até 1º. de outubro, é realizado de segunda a sexta de 13 às 17 horas com uma carga horária total de 120 horas. A capacitação em auxiliar de serviços gerais conta atualmente com a participação 19 senhoras que já estão inseridas no mercado de trabalho como estagiárias em vários setores do mercado, dentre eles, escritórios de contabilidade, restaurantes e hospitais.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário