quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CRATO - Notícias do Dia 28 de Outubro de 2010


Festival Cariri da Canção 2010 - Mostra Instrumental acontece nesta sexta e sábado

O Festival Cariri da Canção se aproxima da sua segunda etapa e terceira edição, dos dias 4 a 6 de novembro, com grandes concorrentes de vários estados do Brasil. Este ano, 30 finalistas foram selecionados entre quase 200 inscritos. Dando seqüência ao trabalho de incentivo aos novos talentos, com a finalização no dia 31 das oficinas, e aos músicos de forma geral, será iniciado no próximo dia 29, a partir das 19 horas, a Mostra de Música Instrumental. O evento acontece no Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe (Rffsa) e será aberto pela Banda de Música Municipal do Crato, às 19 horas. Em seguida, se apresenta a Orquestra Municipal de Campos Sales, encerrando a primeira noite de apresentações com o Ibbertson Nobre e Trio. No dia 30, às 19 horas, se apresenta o músico Di Freitas. Logo após, show com a Orquestra da Sociedade Lírica do Belmonte, e fechando a noite um Concerto de Piano com o Pianista Dihelson Mendonça. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, com apoio da Prefeitura Municipal.

Governo do Crato apóia o I Festival da Primavera Cariri

O Governo Municipal do Crato está apoiando o I Festival da Primavera Cariri de Flores e Plantas Ornamentais que acontece na Praça Alexandre Arraes no Centro da Cidade. Desde a quarta-feira, 27 se estendendo até amanhã sexta-feira, 28 várias espécies estão em exposição para os apreciadores da natureza. O evento está sendo realizado pelo Instituto Agropólos, Cariri Flora e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Estado, com apoio do Sebrae. O objetivo do Festival Primavera, é estimular o crescimento da representatividade do setor como segmento da economia, não apenas em nível local, como estadual. O Território do Cariri, que abrange 28 municípios, tem o maior número de produtores de flores e plantas ornamentais do Estado, 56. Mais até do que o Maciço de Baturité, o maior pólo produtor cearense, que conta com 47, e a Ibiapaba, com 22. A floricultura no Cariri ocupa 35 hectares de terras cultivadas. Outra vez, mais do que Baturité, com 12 hectares – a Ibiapaba tem 74 hectares de área cultivada. Veja quadro abaixo.

ProJovem Trabalhador inicia fase de inserção no mercado, em Crato

Após quase seis meses de qualificação profissional, os integrantes do ProJovem Trabalhador, operacionalizado em Crato, por meio de parceria com o Governo Federal, levará ao mercado de trabalho pessoas capacitadas e preparadas em diversas categorias profissionais como administração, agro-extrativismo, alimentação, construção e reparos, arte e cultura, metalmecânica, saúde, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.

São cerca de 350 horas de estudos e preparação prática. A coordenação municipal do projeto, que tem à frente a Rosevany Bezerra de Menezes, inicia, com equipe, visitas aos empresários do município no intuito de inserir os jovens no mercado de trabalho. Ela afirma que a recepção tem sido positiva. A meta é chegar a 30 por cento de inserção, de acordo com os critérios do Ministério do Trabalho. Rosemary classifica esse momento de visita aos empresários como importante, por ser a hora de fazer a diferença para os que precisam da primeira oportunidade de emprego. São 500 jovens, em 20 turmas, cinco delas na zona rural do município que estão concluindo no próximo dia 5 de novembro, os módulos preparatórios. Em 2008, 125 jovens tiveram a oportunidade de passar pelo programa no município e a meta de inserção no mercado de trabalho foi superada, chegando a mais de 30 por cento.

Prefeitura do Crato se destaca por atuar priorizando infraestrutura da cidade

A Prefeitura Municipal do Crato tem sido destaque no trabalho que tem desenvolvido no município na área de infraestrutura. Essa prioridade empregada pelo prefeito Samuel Araripe está sendo enfatizada pelos meios de comunicação. Na última edição do Jornal O Regional várias obras foram ressaltadas em matéria editorial, a exemplo do investimento de R$ 9 milhões na área de saneamento e troca de mais de 15 quilômetros de tubulações de amianto, antiga e inadequada para uso, por moderno material em PVC. Essa inovação da rede possibilita uma distribuição de água em todo o município, principalmente nas áreas centrais e bairros, sem problemas. Antes eram registrados constantes vazamentos, causando prejuízos à população. Os investimentos para esse trabalho, coordenado pela Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), chegaram ao município graças ao empenho do prefeito do Crato, Samuel Araripe, depois de seguidas viagens a Brasília, para que o Crato fosse contemplado com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto é do governo federal, executado em parceria com a administração cratense e representa uma das maiores obras de infraestratura desenvolvidas no município.

Obra de saneamento avança nas ruas do centro

A obra de infraestrutura na cidade avança no centro e bairros. Em várias ruas já podem ser vistos os resultados desse trabalho e novo asfaltamento está sendo colocado onde há intervenção, para incluir as novas tubulações. Desde a semana passada, que os cerca de 50 funcionários da obra estão atuando nas avenidas Duque de Caxias e Maildes de Siqueira. O intuito é afetar pequenos trechos para que o trânsito não fique sem fluir totalmente nas áreas onde os trabalhadores estão realizando as intervenções.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário