quarta-feira, 29 de dezembro de 2010


CRATO - Notícias do Dia 22 de Dezembro de 2010


Turma de docentes cola grau em História, na modalidade ensino à distância

Realizada em Juazeiro do Norte, colação de grau da primeira turma de Licenciatura em História, através da Pontifícia Universidade Católica (PUC), e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O evento aconteceu no último dia 18, no Maisa Buffet, com a presença do secretário de Educação do Crato, que foi o paraninfo da turma, professor Valentim Dantas. A turma funcionava em Crato, na modalidade de educação à distância. O curso contou com professores de várias cidades da região, a exemplo de Crato, Caririaçu, Jucás, Araripe, Milagres e Quixelô. Foram 31 formandos. A solenidade teve a presença de representantes da PUC e da UERJ. O curso durou quatro anos e funcionou no Colégio Municipal do Crato, tendo à frente a professora Jeânia Gonçalves e o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação.

Educação realiza última reunião do ano com gestores

A Secretaria de Educação do Crato realizou, no dia 15, a última reunião do ano de 2010, com todos os gestores da rede municipal de ensino. Na oportunidade, os técnicos da Secretaria traçaram as principais diretrizes para 2011. Durante o encontro, também aconteceu uma confraternização, seguida de palestra do padre Audísio, vigário adjunto da Sé Catedral, e palavra do secretário Valentim Dantas.

Escolas do Município do Crato estão inseridas no contexto da Educação Inclusiva

A Secretaria de Educação do Município do Crato, por meio do Programa Federal das Salas de Recursos Multifuncionais viabiliza no contra turno, ou seja o horário em que os estudantes não estão na jornada escolar regular, o Atendimento Educacional Especializado AEE para alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, ou superdotação. O Atendimento Educacional Especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. De acordo com Valentim Dantas, Secretário de Educação do município, em 2010, foram três as escolas cratenses que começaram a desenvolver esse atendimento pedagógico, atualmente são sete e a previsão para 2011 é que mais educandários estejam em funcionamento também como pólos de atendimento para que estudantes que pertençam a essas categorias especiais tenham melhor desempenho escolar.

Partindo de estimulações especificas, o atendimento serve como complementação e suplementação da escolarização do aluno, possibilitando assim um processo de inclusão que viabiliza a aprendizagem.

No Crato, as Escolas Pólos de Atendimento Educacional Especializado – AEE:

Escola de Ensino Infantil e Fundamental- Aderson da Franca Alercar- na localidade do Belmonte;
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Centro Educacional Paulo Limaverde na localidade Santa Fé;
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Liceu Diocesano de Artes e Ofícios no bairro Seminário;
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José do Vale Arraes Feitosa no bairro Muriti;
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professora Rosa Ferreira de Macedo na localidade de Baixio das Palmeiras;
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Raimundo Nonato de Sousa no distrito de Dom Quintino;
Escola de Ensino Infantil e Fundamental São Francisco no bairro Pinto Madeira.

O Governo do Crato tem como uma de suas prioridades a educação de crianças e jovens, por isso vem desenvolvendo parcerias, estudando projetos e dinamizando o ensino para que assim possa viabilizar de forma crescente o ensino de qualidade e promover atividades e espaços de participação da família com os serviços setoriais da Educação, da Saúde, da Assistência Social e da Cultura.

Reforma das principais praças de Crato deve ser iniciada em fevereiro

Até o mês de fevereiro deverá ser iniciado em Crato o projeto de reforma das principais praças da cidade. O secretário de Infraestrutura, José Muniz, afirma que a fase de licitação já está sendo finalizada, para a posterior escolha da empresa que irá assumir os serviços. As praças a serem reformadas são a Alexandre Arraes – Bicentenária, São Vicente, Siqueira Campos e Praça da Sé. Ele contabiliza cerca de 30 dias para licitação e mais 30 dias para análise das propostas das empresas concorrentes. A reforma das praças e urbanização terão financiamento de mais de R$ 6 milhões. O projeto de reforma e urbanização está proposto no Plano de Requalificação Urbana da cidade. Dentro do projeto de reformas serão inseridos pisos intertravados (bloquetes) nas ruas próximas e no entorno das praças, a exemplo da Miguel Lima Verde, nas proximidades da praça Siqueira Campos e Praça da Sé. O projeto será financiado por meio do Banco Mundial, Secretaria das Cidades e Prefeitura Municipal do Crato.

Crato contra a dengue

O município do Crato continua com os trabalhos de combate à dengue, com os ciclos de visitação e as atividades educativas. A secretária de Saúde, Nizete Taveres, que durante a semana que passou esteve participando da Caravana da Dengue, afirma que o intuito é cada vez mais fortalecer os trabalhos de combate no município, principalmente envolvendo a população na luta pelo controle do Aedes aegypti. A grande maioria dos focos do mosquito transmissor da doença é
encontrada dentro das próprias residências. Recipientes como potes, filtros, caixas d’água são os que mais apontam a presença de focos e que merecem maior atenção por parte dos moradores.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário