quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CRATO - Notícias do dia 13 de Janeiro de 2011


Crato elabora estratégia para melhor combater a dengue

Uma estratégia diferente de combate da dengue está sendo iniciada em Crato. O Plano de Controle de Imóveis Reincidentes está sendo iniciado com o trabalho de quatro agentes, que estão visitando as casas onde foram detectados focos do mosquito, repetidas vezes. De acordo com o coordenador do setor de Endemias, Marco Aurélio Monteiro, este ano foi encaminhado apenas um caso para exame. Ele diz que as atenções estão redobradas por conta dos riscos, mas as próprias comunidades onde há reincidência de casos nos domicílios serão informadas dos riscos e também será incentivada a agir, no sentido de auxiliar no combate, por meio de um trabalho educativo. “Essa é uma estratégia especial, já que fizemos durante o ano um levantamento dessas residências”, explica. O município fechou, até o dia 23 de dezembro, com índice geral de infestação de 1,41 por cento. O maior número de casas reincidentes se encontra nos bairros Gisélia Pinheiro, São Miguel e no Seminário. O coordenador afirma que serão convidados a atuar de forma conjunta, além dos moradores, igrejas, associações, e a própria comunidade, no sentido de fiscalizar esses locais. O município é considerado de alto risco de infestação. O ano de 2010 fechou com 1445 casos, de 1793 notificados. Sem registro de óbitos.

Secretaria de Saúde do Crato oferece apoio e transporte para pacientes que necessitam de tratamento

O Secretário de Saúde do Município do Crato, Cícero França, atencioso para com todos os cratenses que precisam do transporte para realizarem tratamento de saúde fora da cidade comunica que a partir dessa semana o microônibus que leva os pacientes até Fortaleza estará funcionando nas quartas-feiras e nos domingos. Mais informações sobre horários ou qualquer duvida é só ligar para os telefones: 3523 3823/ 3521 9401. A Prefeitura do Crato objetiva melhorar cada vez mais o atendimento a saúde para toda a comunidade do Crato, uma das prioridades do Governo de Samuel Araripe.

Sede do Previcrato será inaugurada na próxima semana

Será inaugurada, na próxima semana, em Crato, a sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Município do Crato (PREVICRATO). O órgão vai tender a todos os servidores do Crato, efetivados pela administração. Segundo o presidente do Instituto, Jesus Rogério de Holanda, o objetivo do Previcrato é trazer maior tranqüilidade para os servidores do Crato, no sentido de facilitar a vida do funcionalismo, minimizando a burocracia, sem dificultar os rendimentos no futuro. Já na previdência própria, conforme o presidente, não há esse fator previdenciário. O atendimento é imediato e não precisa esperar 30 ou 40 dias para um auxílio de doença ou um salário maternidade. As pessoas são atendidas na hora e rapidamente é processado o serviço.

Os servidores já estão cadastrados automaticamente na prefeitura e será efetuada uma importação do banco de dados desses servidores para o Previcrato. Na necessidade de recadastramento, será solicitada a presença do servidor. Segundo Jesus Holanda, serão atendidos cerca de 1300 servidores concursados. Esse serviço é pioneiro, segundo o presidente do Previcrato. Ele admite que a implantação desse serviço é uma ação de grande coragem do gestor. “Normalmente, quem inicia toma uma decisão difícil. Também é o que sofre mais. Os que vierem pegam o banco andando, mas temos que elogiar o doutor Samuel Araripe em trazer para o Crato uma maior tranqüilidade para o funcionalismo, da maior transparência, naquilo que vai ser o patrimônio do servidor, que é o regime próprio de previdência.

Foram realizadas audiências com os servidores para explicar o processo. O presidente admite a segurança com o projeto, atualmente com controles internos. Hoje tem o Ministério Público, o próprio Ministério da Previdência Social, a Receita Federal, e a OAB que controlam os procedimentos da previdência própria. “Nenhum gestor tem condições de tirar recursos da Previdência Social para qualquer outra coisa”, admite. Existe um controle e logo que o dinheiro entra na conta do Instituto, os órgãos controladores já tomam conhecimento. É um sistema on line e hoje não há a mínima possibilidade de desvio.

O Instituto é um fundo inserido dentro da administração, mas totalmente independente, por ter contabilidade própria, autonomia, não há ingerência do prefeito e da administração dentro, mas uma parceria, já que há uma cota patronal para formar a poupança previdenciária. De acordo com Jesus Holanda, em breve o Previcrato poderá se transformar numa autarquia, que é uma forma mais assegurada para o servidor. Uma equipe de atendimento já está capacitada para maiores esclarecimentos aos servidores. Informações Previcrato. Mais informações pelo telefone (88) 8836.6970.

Prefeito Samuel Araripe promove mudanças na administração

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, decidiu, por meio de decreto, descentralizar algumas atribuições da administração do município, com a necessidade de agilizar a efetivação das contratações e remanejamento de pessoal. O trabalho será de atribuição da Secretaria de Planejamento e Administração. De acordo com o documento, o provimento e a vacância de cargos, funções e empregos municipais ficam a cargo do Secretário de Planejamento e Administração. Além disso, inclui a lotação e relotação de servidor, que deverão ocorrer por meio de ato da Secretaria.

De acordo com o decreto, a abertura de sindicância e processos administrativos, aplicação de penalidade e demais atos individuais de efeitos internos, deverão ser iniciados por meio de portaria da secretaria, além da homologação desses processos. A decisão diz respeito ao setor, por conta da proximidade do secretário da pasta com os procedimentos do setor pessoal. Ano passado, foi concluído por meio da Secretaria de Administração, o recadastramento do funcionalismo municipal, atualizando procedimentos relacionados à vida do servidor.

Crato deverá criar Gabinete de Gestão Integrada Municipal

A Prefeitura Municipal do Crato está discutindo a elaboração de um plano de criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. A reunião com os integrantes da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Ronda do Quarteirão, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, órgãos que atuarão em parceria, foi realizada na última semana, na sede da Prefeitura. O secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, afirma que esse trabalho tem como meta o fortalecimento da segurança no município, por meio de uma ação integrada das forças de segurança. A meta é desenvolver uma segurança de qualidade, inclusive na área patrimonial, e da cidadania, com qualificação de pessoal.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário