terça-feira, 25 de janeiro de 2011



Presidente da SAAEC, Dr. Procópio, viaja à Brasília para reivindicar verbas para o Canal do Rio Grangeiro

O presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), Procópio da Silveira, estará participando de reunião no Ministério das Cidades e Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, em Brasília, durante o dia de hoje. O objetivo da viagem é tratar da problemática do Canal do Rio Granjeiro. O presidente da SAAEC irá solicitar ao poder público federal a liberação de verbas para a recuperação do canal. Ontem pela manhã, o engenheiro Procópio da Silveira percorreu toda a área do canal como forma de ter uma visão panorâmica do local. “Vamos apresentar as reivindicações e mostrar a situação do Canal e o que precisa para as obras”, disse o presidente da SAAEC. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, desde que assumiu a prefeitura da cidade, que vem reivindicando junto ao governo federal melhorias para o local. Um projeto, no valor de R$ 22 milhões foi presentado pelo gestor municipal, no intuito de garantir uma obra para resolver a situação do canal. Até o momento, segundo Procópio, mesmo com as primeiras chuvas no município, não houve maiores problemas referentes às cheias causadas.

Secretaria de Cultura apóia Romaria da Baixa Rasa, que acontece hoje, dia 25

Acontece durante o dia de hoje (25/01), na Serra do Araripe, mais uma tradicional Festa da Baixa Rasa, reunindo centenas de fiéis, que todos os anos se reúnem para cumprir o ritual de cortejo ao local onde se encontra a Cruz do da Baixa Rasa, local em que foi encontrado morto um vaqueiro. Segundo dados históricos, esse fato foi registrado em 1877. Cerca de 400 vaqueiros participaram do cortejo e, ao meio-dia, é celebrada missa no local. A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato dará apoio ao evento, com os grupos de tradição popular. A festa, segundo a Secretária, Danielle, é um misto de reverência e fé dos vaqueiros. “A cada ano essa festa tem crescido e devemos aproveitar mais para promover o turismo, já que tem despertado o interesse”, afirma. Ela lembra da parceria com os órgãos ambientais, no intuito de manter a área preservada e da proibição de carros de som na área. “A gente tem que primar pela tradição, lidar mais com aparte histórica e cultural”, enfatiza.

Previstas 300 vagas para concurso no Crato

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, ampliou o número de vagas para o concurso público a ser realizado no município, no intuito de suprir vagas na administração pública. De 160 vagas foi encaminhado projeto ao legislativo municipal ampliando para 300 vagas. Até o final da administração, o prefeito poderá convocar mais 400 candidatos classificáveis no concurso que deverá acontecer ainda este semestre, a depender da aprovação da Câmara Municipal. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destaca a importância de se verificar o orçamento do município, para que essas vagas sejam ofertadas com tranquilidade para não afetar o orçamento. Ele acrescenta que o intuito é possibilitar um equilíbrio nas finanças e, ao mesmo tempo, atender as necessidades prioritárias da administração do município.

Empresa terá apoio da prefeitura para ampliação e geração de novos empregos no Crato

Mais empregos serão gerados em Crato, com a ampliação da EMBACEL, empresa de embalagens que atua no município, dando suporte a Indústria de Calçados Grendene. A reunião com vereadores do Crato e o poder executivo, além de empresários do grupo Grendene, foi realizada na manhã do dia 21, no gabinete do prefeito, para debater os detalhes do projeto de ampliação. Atualmente, a empresa está instalada no bairro Muriti, com cerca de 60 funcionários e, depois da ampliação, terá o seu quadro de funcionários duplicado.

Serão mais 60 empregos gerados, podendo chegar a cerca de 250. O gerente de Controladoria da Grendene, Emílio Morais, esteve na reunião e destacou o importante apoio do poder executivo e legislativo. Ele destaca a presença da Grendene no Crato, uma das maiores produtoras de calçados na América Latina. Atualmente, a fabricação de embalagens em Crato não vem suprindo a necessidade da Grendene, em virtude da ampliação do mercado, por isso a exigência para ampliação da fábrica. A empresa Embacel tem seis filiais no Brasil e exterior. A área que a empresa ocupa atualmente no Muriti é de 7 mil metros quadrados, e com a doação de terreno da prefeitura passará a ter 40 mil metros quadrados. A empresa terá sua área duplicada, com a construção de novos galpões.

O prefeito Samuel Araripe, destaca os investimentos que o Crato vem tendo nos últimos anos, gerando desenvolvimento para a cidade. Conforme o chefe do executivo, foram instaladas no Crato nos últimos seis anos cerca de 400 empresas.

Crato lança plano integrado de combate à dengue

Lançado, na manhã do dia 21, no Teatro Municipal Alexandre Arraes Saraiva, o Plano Integrado de Combate à Dengue no município do Crato. Um encontro com os profissionais de saúde que fazem a atenção básica do município, setor de Endemias, Programa de Saúde da Família e a Epidemiologia, foi promovido no intuito de fortalecer as metas de combate à dengue. O secretário de Saúde do Município, Cícero França, abriu o evento, destacando a importância da proximidade dos profissionais de saúde com a comunidade, no intuito de garantir ações efetivas para a redução da infestação do mosquito, e o município saia da situação de alto risco de infestação.

O secretário destacou o pedido do prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, de, nos próximos dois anos, mudar o perfil da saúde no município, com ações de humanização, fortalecendo ainda mais toda a estrutura de trabalho criada no atual governo. Os coordenadores dos setores de Endemias, Atenção Básica, Epidemiologia e do PSF apresentaram um perfil da dengue no ano de 2010. A partir desses dados, foi traçado o plano de ação para a cidade este ano.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário