segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CRATO - Notícias do Dia 28 de Fevereiro de 2011



http://2.bp.blogspot.com/-lzErzYR9ou8/TVSy9HGfXQI/AAAAAAAAVX8/OjXCeMgO47A/s1600/noticias%2Bdo%2Bcrato.gif


Secretaria de Cultura do Crato se organiza para a edição 2011 do tradicional “Desfile das Virgens”


Na ultima quinta-feira, dia 24, na Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato foi realizada uma reunião da Secretária Danielle Esmeraldo juntamente com representantes da da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros , Demutran, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Centro de Referencia em Assistência Social CREAS, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, a fim de discutir a organização do Desfile das Virgens 2011. Dentre os assuntos discutidos ficou definido o trajeto do desfile, bem como a organização da segurança e preservação dos brincantes.

Desfile das Virgens

A concentração será a partir das 15 horas, em frente ao Colégio Municipal e o trajeto seguirá dessa forma:

Praça do DETRAN
Avenida Teodorico Teles
Almirante Alenxandrino
Tristão Gonçalves
Av. Duque de Caxias
Rua Ratisbona

O Encerramento será no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA.

Prefeito alerta para início das obras de recuperação do Crato


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, alerta para novos problemas que possam ser causados em virtude das últimas ocorrências de chuvas registradas em Crato. O prefeito, que esteve em Brasília, e fez todo o empenho para que recursos chegassem ao município e fossem iniciadas as obas de recuperação do Rio Grangeiro, agora aguarda o início das obras de recuperação, por parte do Governo do Estado, que irá administrar a verba de R$ 4 milhões, destinadas para as obras emergenciais na cidade, pelo Ministério da Integração Nacional. O prefeito esteve em Brasília acompanhado de parlamentares cearenses, e do governador em exercício, Domingos Filho. Há praticamente um mês da tragédia ocorrida em Crato, o prefeito Samuel Araripe decretou situação de emergência na cidade, e conversou pessoalmente com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, apresentando um relatório com fotografias, das perdas ocorridas na cidade, por conta da tragédia. A Comissão das Enchentes, formada por sete deputados estaduais, esteve em Crato, para verificar ‘in loco’ a realidade das chuvas que destruíram várias ruas da cidade, derrubou casas e causou prejuízos incalculáveis aos empresários do comércio. São 26 áreas com erosões ao longo do canal, numa extensão de cerca de 3 quilômetros. O prefeito, em jornal de circulação estadual, fez o alerta, ao destacar que “se não for feita a prevenção no Canal do Rio Grangeiro, com toda a urgência, nova catástrofe poderá acontecer”. O prefeito destaca a sua preocupação, caso haja demora no início dos serviços, já que a verba de R$ 4 milhões já foi liberada pelo Ministério.

SAAEC EXPANDE ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO CONJUNTO PALMEIRAL

Cumprindo o estabelecido no Programa de Expanção da Rede de Distribuição de Água, embasada no conceito de Desenvolvimento Sustentáve do Municícpio do Crato, a SAAEC concluiu os serviços de escavações de valas e assentamento de tubos de PVC que compõem a rede de distribuição de 80 edificações do Conjunto Palmeiral. A SAAEC solicita aos 80 novos usuáarios que compareçam à empresa, munidos de CPF e qualquer documento que comprove o domicilio, para efetuarem o pedido de ligação e pagamento da taxa, a fim de terem o seu abastecimento regularizado.


SAAEC efetua manutenção no reservatório do bairro Batateira

A Sociedade Anônima de água e Esgoto do Crato - SAAEC iniciou no dia 25 do corrente mês, a manutenção estrutural do reservatório de água do Bairro da Batateira. Devido às fortes chuvas ocorridas em crato, o terreno que apoia o reservatório sofreu acomodações provocando rachuduras no reservatório e consequente vazamentos. O Reservatório foi retirado do sistema de armanezamento, passando o fluxo de água vindo do poço ser injetado diretamente na rede de distribuição. O cronograma dos serviços que programa a recomposição estrutural e impermeabilização do reservatório, estabelece a conclusão em aproximadamente 15 dias, afastando-se eventuais paralizações decorrentes de possíveis chuvas do periodo invernoso. A SAAEC agradece à c ompressão dos usuários quanto a possiveis transtornos que poderão advir durante a execução dos serviços.

Secretaria de Ação Social do Crato realiza reunião com as famílias acompanhadas pelo CREAS e CRAS Muriti

O Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do bairro Murití, realizará em sua sede hoje, segunda-feira, dia 28 às 14 horas uma reunião ampliada com as famílias acompanhadas pelo CRAS E CREAS. É importante que todos compareçam.

Crato representado em Fórum sobre Áreas de Risco

O Crato teve participação no Fórum sobre Áreas de Risco, realizado durante a manhã de ontem, em Barbalha. O município foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Soares. Ele destacou a importância das discussões, no sentido de promover um alerta para melhor trabalhar essas áreas, principalmente no que diz respeito ao processo de ocupação. Segundo o secretário, há uma tendência das cidades receberem grande quantidade de água, principalmente enxurradas cada vez mais fortes, por conta do processo de urbanização. Esse fator, conforme Nivaldo Soares, aumenta o desmatamento e impermeabilização do solo e provoca uma descida rápida da água, em direção as partes mais baixas das cidades. “Há uma necessidade cada vez maior de discutirmos essas questões e o processo de ocupações das áreas de risco, para que se evitem desastres em proporções maiores, inclusive com mortes de pessoas”, ressalta. No Crato existem várias áreas de risco e ele destaca a importância de se desenvolver um mapeamento específico dessas áreas e esse é um ponto que deve ser viabilizado, além de outros elementos de diagnóstico dessas situações. O secretário ainda diz que há uma necessidade de avanços nas várias cidades do Cariri. “Na medida em que o tempo está passando, presenciamos fatos cada vez mais graves”, ao enfatizar a conscientização que deve haver principalmente em relação a toda a sociedade que residem nesses locais. “E que isso poderá causar, mais cedo ou mais tarde, algum tipo de dano, que possa trazer prejuízos, não só a ele, mas a outros moradores de pontos mais baixos dessas localidades”, conclui. O evento contou com a presença de instituições ambientais de toda a região, a Defesa Civil Estadual, e secretaria de meio ambiente dos municípios, além de técnicos e pesquisadores. No final, foi retirada a “Carta de Barbalha”, com propostas para o cumprimento da legislação e melhor planejamento para prevenção de catástrofes na região do Cariri.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário