quinta-feira, 24 de março de 2011

CRATO - Notícias do Dia 24 de Março de 2011


http://2.bp.blogspot.com/-lzErzYR9ou8/TVSy9HGfXQI/AAAAAAAAVX8/OjXCeMgO47A/s1600/noticias%2Bdo%2Bcrato.gif


Governo do Crato recebe comitiva do CONPAM para inauguração da casa sede do Sítio Fundão

Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, o Governo do Estado do Ceará por meio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- CONPAM a Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE, realizarão na próxima terça-feira, dia 29, às 9 horas, a inauguração da Casa Sede do Parque Estadual Sítio Fundão, no bairro Seminário, dentro da Programação da Festa Anual das Árvores que tem como objetivo disseminar em todo o Estado uma consciência para a importância da árvore e as questões ligadas ao meio ambiente. Ao todo, 53 municípios serão contemplados com uma extensa programação desse evento que começará no dia 28, segunda-feira e irá até o próximo dia 31.

O presidente do CONPAM, Paulo Henrique Lustosa explica que a desapropriação do Sítio Fundão realizada em 2008, foi de fundamental importância, uma vez que, neste sítio, foi criado um Parque Estadual para preservação da área, que apresenta rica biodiversidade e mata nativa, inclusive, espécies remanescentes da Mata Atlântica. Além do patrimônio ecológico, o local dispõe de um engenho de pau, puxado a bois, desativado há 50 anos e uma casa de taipa de 2 andares, ambos reestruturados para receber visitantes.

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é empossada

A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher cratense tomou posse na tarde de ontem, em reunião na sala de vídeo da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Pimenta. Por dois anos a equipe estará à frente dos trabalhos em prol da defesa dos direitos da mulher, no município. São nove integrantes. Cinco serão indicadas pelo poder público municipal. Representantes de diversos órgãos estiveram presentes à solenidade de posse. A diretoria foi repassada formalmente por Verônica Carvalho, ex-presidente, que ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos junto às mulheres. A integrante do Conselho Mara Guedes, destacou a presença histórica de mulheres que têm desenvolvido a tarefa de contribuir com as atividades do Conselho da Mulher e a luta contra a violência, que ela ressalta como necessária. A Vice-Reitora da URCA, Otonite Cortez, salientou a importância de um trabalho institucional e de parceria com o conselho, que não por acaso, segundo ela, conta em sua atual diretoria com professoras da URCA. A presidente atual é a Professora e Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo, e a Vice-Presidente, a Professora Doutora, Zuleide Queiroz, do Departamento de Educação da Universidade. A eleição para a nova diretoria, composta por representantes do poder público, sociedade civil e entidades não governamentais, aconteceu na última sexta-feira, data e, que ocorreu Seminário com cerca de 200 participantes, em que foi abordado o crescimento da violência contra as mulheres na região. 25 foram assassinadas somente no ano passado.

II Mostra de Artes Cênicas pelo Dia Mundial do Teatro começa dia 24

Em 27 de março celebra-se o Dia Mundial do Teatro e por este motivo em comemoração a esta data o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva realiza a sua II Mostra de Artes Cênicas intitulada Semana C de Teatro. O Evento conta com a participação efetiva das principais Companhias de Teatro do Município do Crato como a Cia. Teatro Livremente, Grupo Ninho de Teatro, Cia. Anjos da Alegria Produções Infantis, Sociedade Cariri das Artes com o Circo do Sopé, entre outras. Além de Espetáculos a programação ainda contempla uma mesa redonda onde será feita discussões a cerca do fazer teatral na região do cariri com o “Teatro em Debate” e Palestras. O projeto traz como proposta original promover um intercâmbio entre os grupos de Teatro do Cariri, abrindo espaço para debates e reflexões sobre as diferentes linguagens teatrais encenadas atualmente. A programação será iniciada hoje, quinta-feira, dia 24 de março, com a entrega do Selo Cultural do Araripe, a diretora da Sociedade de Cultura Artística do Crato – SCAC, Divani Cabral, às 9 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva.

Semana de Prevenção e Combate à Tuberculose realizada em Crato

A Secretaria de Saúde do Crato está desenvolvendo de 21 a 26 de março, a Semana de Prevenção e Combate à Tuberculose. O trabalho foi iniciado este mês com a sensibilização dos profissionais de saúde e a realização de atividades de prevenção e combate à doença. A divulgação a respeito da campanha tem sido intensificada por meio das ações com os profissionais de saúde nos bairros da cidade e também nas rádios locais, além da afixação de cartazes em locais públicos e instituições estratégicas. O trabalho de busca ativa também tem sido enfatizado, além de mini palestras sobre sinais e sintomas em várias comunidades.

No mundo, mais pessoas morrem de Tuberculose que de qualquer outra infecção curável. A cada dia, mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem com este agravo no mundo. Sinais da doença: febre, tosse, perda de peso, dores torácicas.Todos nós devemos ficar atentos para esses sintomas e procurar o posto de saúde mais próximo para realizarmos o exame de escarro. A tuberculose tem cura! No próximo sábado, esse tema será abordado durante o programa na Rádio Educadora, com o Dr. José Flávio Vieira.

Campanhas têm novas datas

As campanhas de vacinações este ano tiveram suas datas alteradas. A Secretaria de Saúde do Crato informa que durante o mês de abril, de 25 a 13 de maio, será realizada no município a campanha de vacinação contra a Influenza, com intensificação da vacina contra Hepatite B (1ª dose). O dia D de vacinação será 30 de abril. A população alvo da vacinação contra a Influenza será de crianças de a 2 anos, trabalhadores das unidades de saúde, que fazem atendimento para Influenza, gestantes, indígenas e idosos de 60 anos e mais. Já no caso da Hepatite B, a vacinação será para o público de 0 a 24 anos. A segunda dose da Hepatite B será no dia 18 de junho, para pessoas de 0 a 24 anos. A primeira etapa de vacinação contra a poliomielite acontece também no dia 18 de junho, com crianças de 0 a 5 anos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário