terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CRATO - Notícias do Dia 23 de Fevereiro de 2011


http://2.bp.blogspot.com/-lzErzYR9ou8/TVSy9HGfXQI/AAAAAAAAVX8/OjXCeMgO47A/s1600/noticias%2Bdo%2Bcrato.gif

Projeto da Encosta do Seminário deverá ser iniciado em 90 dias

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou, no início da manhã de ontem, juntamente com o secretário das Cidades, do Governo do Estado, Camilo Santana, e a equipe do Banco Mundial, além de técnicos do governo e da Prefeitura Municipal, de uma visita de avaliação do Projeto da Encosta do Seminário. O projeto, que está no Plano de Requalificação Urbana - PRU, dentro do processo de desenvolvimento do município, está prestes a passar para a etapa final de trabalho e em seguida ser iniciada a licitação e escolha da empresa que irá executar a obra, orçada em cerca de R$ 20 milhões. Além do prefeito, esteve acompanhando o gestor o vice-prefeito, Raimundo Bezerra Filho e secretários municipais.

O grupo começou a visita pelo mirante do cruzeiro, na ladeira da Integração, seguindo para a área próxima ao Liceu e depois o ponto mais crítico, denominado de vulcão, onde o processo de erosão é constante, colocando em risco famílias residentes naquela área do bairro Seminário. Segundo o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto, Luciano Guimarães, também coordenador e co-autor, de 65 a 80 famílias serão realocadas, por conta da obra da encosta. Esses moradores serão retirados das áreas de risco, e mais 50 famílias sairão temporariamente. Ele afirma que estão sendo finalizados os preparativos para a licitação, que deverá demorar de 60 a 90 dias.

A obra é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura do Crato. Uma equipe de profissionais do município vem acompanhando de perto a questão das famílias residentes nas áreas de risco, cuidando dos procedimentos de realocação. Além disso, a Prefeitura será responsável pela construção de novas casas a serem repassadas aos moradores das áreas de risco.

O secretário de Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares, afirma que a área mais populosa da cidade será também a que terá maior cobertura de saneamento básico. A obra da Encosta do Seminário irá da Ladeira da Integração até a rua Coronel Luiz Teixeira, atingindo cerca de 1.800 metros. O arquiteto avalia pelo menos dois anos para a execução da obra, que considera muito complexa. Serão várias etapas de trabalho, iniciando pela drenagem de grande parte da bacia do Seminário.

Visita aos lixões das maiores cidades da região acontece nesta quarta

A equipe do Banco Mundial, juntamente com o prefeito do Crato, Samuel Araripe, e o secretário das Cidades, Camilo Santana, inicia hoje a visita aos lixões das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu. Ainda sem definição de onde será o local de execução da obra do Aterro Sanitário Consorciado, o grupo atua com a finalidade de definir todo o processo de encaminhamento para a definição da obra. Várias discussões já foram realizadas para cumprir com as etapas de alaboração do plano voltado para a construção do aterro, com consórcio formado por 10 municípios. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, preside o consórcio e destaca a importância do que representa o avanço desse projeto na região, inclusive no que diz respeito ao cumprimento da legislação ambiental. A visita será iniciada a partir das 8 horas, começando pelo lixão do Crato, em seguida Juazeiro e à tarde em Barbalha e Caririaçu.

Fumacê segue calendário nos bairros do Crato no combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Controle de Endemias, vem intensificando o trabalho de combate à dengue e aplicação do fumacê - UBV - Ultra Baixo Volume nos bairros da cidade. Desde a semana passada que as aplicações vêm sendo efetivadas. O calendário, elaborado pela coordenação do setor de Endemias, dá continuidade esta semana com o trabalho. Desde ontem que bairros da cidade voltaram a receber a presença do carro fumacê. Nesta quarta-feira, será a vez do centro da cidade, pela manhã, e à tarde a aplicação acontece no bairro Pinto Madeira. Amanhã, quinta-feira, o trabalho com os agentes continua pela manhã, no Pimenta e Sossego, e na parte da tarde na Misericórdia. Na sexta-feira, as aplicações pela manhã vão acontecer no Conjunto Habitacional Novo Crato e à tarde, no Parque Grangeiro. O coordenador de Endemias, Marcos Aurélio Monteiro da Silva, solicita a colaboração da comunidade em geral, para deixar as portas e janelas abertas de seus domicílios e áreas comerciais para otimização da atividade de UBV.

Secretaria de Meio Ambiente do Crato realiza ações educativas sobre reciclagem e sustentabilidade

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato por meio do Núcleo de Educação Ambiental em parceria com o GeoPark Araripe realizou no ultimo sábado, dia 19 de fevereiro a Oficina de Reutilização de Materiais Recicláveis “Brinquedo Construído, Sorriso Garantido” por ocasião do planejamento dos Professores da Creche Padre Frederico no Bairro São Miguel. A Oficina foi ministrada pelas Professoras Neuma Galvão (GeoPark Araripe) e Vanda Lúcia Roseno Batista (Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano / GeoPark Araripe).

Amanhã, quarta-feira, dia 23, de 11:30 às 14:30 horas Centro de Informação e Documentação Ambiental “Sala Verde” no Centro Administrativo da Prefeitura do Crato, a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano através do Núcleo de Educação Ambiental realizará as Oficinas de Reutilização de Materiais Recicláveis “Brinquedo Construído, Sorriso Garantido” e Réplica de Fósseis para os alunos do Curso de Guardião AmbientaI Infanto-Juvenil da Escola Álvaro Madeira. A Oficina será ministrada pelas Professoras Neuma Galvão (GeoPark Araripe) e Maria Araújo Ferrer (ICMBio – FLONA Araripe).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário