quinta-feira, 16 de abril de 2009


16-04-2009
Vigilância realiza apreensões e faz notificações no comércio durante a Semana Santa
Vários estabelecimentos comerciais de Crato foram notificados e tiveram mercadorias apreendidas durante a Semana Santa por fiscais da Vigilância Sanitária do Município do Crato. A ação desencadeada nos quatro dias envolvendo o feriado, foi responsável pela visita às feiras livres, supermercados, Mercado Central e mercearias. Nos diversos estabelecimentos comerciais inspecionados, foram notificados e apreendidos um total de 70.841 kg de produtos com prazo de validade vencidos ou deteriorados por falta de conservação adequada, além de 45,5 litros de produtos com prazo de validade expiradas ou falta de conservação adequada. De acordo com as inspeções sanitárias realizadas pela equipe da Vigilância, no Mercado Central Walter Peixoto, não foi constatado nenhuma irregularidade grave nas bancas que comercializavam o peixe fresco, não havendo apreensão de nenhum produto deteriorado ou em má conservação, que viesse comprometer a saúde do consumidor. Na oportunidade, foram distribuídos Equipamentos de Proteção Individual – EPI -, com os feirantes locais como toucas e luvas descartáveis, sacos plásticos para acondicionamento de lixo e Hipoclorito de Sódio para a higienização das bancas após o termino dos trabalhos. Também foram entregues materiais educativos (panfletos e cartazes) com orientações para os comerciantes e para os consumidores em geral. Em conformidade com o Art. 10º § VXIII da Lei Federal Nº 6.437/77, que trata das infrações sanitárias, foram lavrados Termos de Apreensão com a descrição dos produtos perante os responsáveis pelos estabelecimentos. Os documentos ficarão arquivados na Unidade de Vigilância Sanitária. Os produtos apreendidos foram conduzidos ao depósito da Vigilância, para posteriormente serem levados para o aterro sanitário (lixão), local apropriado para o destino final dos produtos. Os 40 litros de leite ‘in natura’, apreendidos, foram doados a Casa de Amparo as Famílias Carentes do Crato, conforme Termo de Doação lavrado e assinado pela responsável por a instituição beneficente.

Construção da Consciência Sanitária

A Vigilância Sanitária entende que a parceria com a sociedade é fundamental para a concretização de suas ações visto que seu campo de atuação de atuação relacionado à defesa do consumidor real ou potencial de produtos e serviços, garantindo o direito do cidadão a uma saudável. Faz-se necessário o desenvolvimento de processos de educação e de comunicação social, destinado à conscientização da sociedade quanto ao consumo de produtos e à utilização de serviços que têm impacto na saúde.

Atendimento social às famílias cresce com os CRAS, em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social, vem realizando um trabalho de atendimento às comunidades, com capacitação, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). São cinto implantados no município, com serviços prestados a milhares de famílias. Segundo os dados colhidos através de relatórios de produtividades nos dois primeiros meses deste ano, somente por meio do CRAS da Batateira, foram beneficiadas 142 famílias da localidade, com os serviços prestados na unidade. Deste montante, 119 são famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Diariamente adolescentes da comunidade participam das atividades oferecidas pelo Projovem Adolescente, que presta um serviço sócio-educativo à adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, que estão em vulnerabilidade social. Este projeto oferece serviços de Orientação Social, Cultura e Esporte. O CRAS Batateira vem buscando direcionar suas atividades com vista num trabalho preventivo das situações de risco das famílias de seu território através do desenvolvimento de suas potencialidades, e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É oferecido à comunidade apoio às famílias e indivíduos na garantia de seus direitos à cidadania, com ênfase no direito à convivência familiar e comunitária; serviços continuados de acompanhamento psicossocial às famílias ou demais membros que dele necessite; proteção social pró-ativa, através das visitas domiciliares às famílias que estão em risco; além de acolhida para recepção, escuta e referência. São feitos atendimentos individuais e em grupo (familiar ou comunitário), entrevistas seletivas e diagnósticas, visitas domiciliares e a instituições envolvidas em alguma problemática a ser resolvida (Equipamentos Sociais); estudos de casos para ser desenvolvido um plano de ação, além de reuniões comunitárias e de equipe Técnica ou de Apoio, tanto internamente como também com as demais unidades de CRAS. Diariamente são prestadas orientações à comunidade sobre o Programa Bolsa Família/BPB e BPC com vista ao acompanhamento e encaminhamentos necessários.

Comunidade da Batateira realiza capacitação em peças íntimas

O Governo Municipal em Parceria com a Secretaria de Ação Social, o Cadastro Único e o CRAS Batateira, realizou CAPACITAÇÃO em "CONFECÇÃO DE PEÇAS ÍNTIMAS", contemplando chefes de famílias da Batateira. A capacitação faz parte das ações do "Projeto Inclusão Produtiva", em fase de implantação. O trabalho visa garantir às famílias vulneráveis uma possibilidade de gerir seu sustento, através de sua própria força de trabalho. Em breve, será promovida a segunda parte da capacitação, que oferecerá às mulheres conhecimentos no que se refere ao empreendedorismo e tudo mais que for necessário para que se consiga um melhor lugar no mercado de trabalho.

Grupo de Idosos da Batateira retoma atividades

O Grupo de Idosos da comunidade da Batateira retomou suas atividades diárias. A equipe do CRAS, composta por Psicólogos e Assistentes Sociais e ainda uma Educadora Física, vem buscando atender o que é exigido pelas Políticas Públicas de Atendimento ao Idoso.

Mobilização Social promove capacitações sobre prevenção a dengue, higiene e qualidade de vida nos bairros
A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Núcleo de Mobilização Social, estará realizando no próximo dia 17, na Casa de Apoio Padre Manoel, na Vila Novo Horizonte, no bairro Grangeiro, palestra sobre lixo, cuidados de higiene e saúde. Esse trabalho vem sendo desenvolvido em várias comunidades do município, no intuito de levar a prevenção bem contra a dengue, os cuidados que se deve ter para a não proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Balcão de Atendimento leva palestras às comunidade sobre direitos dos cidadãos

Dentro da proposta de levar à comunidade o Balcão de Promoção dos Direitos Humanos, uma parceria da Prefeitura Municipal do Crato e Universidade Regional do Cariri (URCA), foi realizada na última terça-feira, na Vila André Pinheiro Pedrosa, em Crato, a apresentação do Balcão de Atendimento para a comunidade local, ministrada pela Dra. Alda Maria Teles Oliveira, contando também com Larissa Maria Barbosa Lemos. Por meio do Balcão podem ser oferecidos serviços como orientação sobre deveres e direitos dos cidadãos e legislação que assegura esses direitos; acolhimento e encaminhamento de denúncias sobre violação dos direitos humanos, envolvendo violência contra a mulher; mediação e conciliação de conflitos, atuando na busca de soluções pacíficas, com a finalidade de promover acordos satisfatórios entre as partes envolvidas. Também inclui assistência jurídica, nos casos em que não for possível a solução pacífica e a capacitação de líderes comunitários. No próximo dia 28, será a vez da comunidade do CRAS da Vila Alta, que terá a oportunidade de participar da palestra sobre Violência Doméstica Contra Criança, proferida por Alda Maria Teles, Cleonice Almeida e Larissa Barbosa.

Contatos:
Prefeitura Municipal do Crato
Assessoria de Imprensa
cratoimprensa@gmail.com
Telefone(88): 3521. 9600
Maiores informações:

www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário