sexta-feira, 14 de maio de 2010

CRATO - Notícias do dia 09 de Abril de 2010


Governo do Crato abre inscrições para cursos profissionalizantes

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social, comunica que estão sendo realizadas às inscrições para cursos que serão realizados pelo Índice de Gestão Descentralizado IGD. Os cursos são destinados a homens, mulheres e adolescentes e tem como opções as capacitações em: mestre de obras; bombeiro hidráulico;eletricista predial e auxiliar de serviços gerais. As inscrições estão sendo feitas das 8 as 14 horas nas seguintes localidades do: pólo de atendimento Madre Feitosa no bairro Seminário, pólo de atendimento Murití ; pólo de atendimento do distrito da Ponta da Serra e todas as creches e escolas municipais dos distritos Ponta da Serra, Dom Quintino e Santa Fé. Os interessados deverão procurar estas localidades o quanto antes para fazerem as suas inscrições, pois as vagas serão limitadas. O Índice de Gestão Descentralizado IGD é um incentivo financeiro do Governo Federal para apoio à gestão descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, que visa a contribuir e aprimorar a execução do programa no âmbito municipal, de acordo com as responsabilidades assumidas pelos Municípios no Termo de Adesão ao Programa Bolsa Família.

Atividades do ProJovem Adolescente reiniciarão próximo dia 12

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social reiniciará as aulas do ProJovem Adolescente, na próxima segunda-feira, dia 12. A Coordenação do projeto solicita à todos os adolescentes que estão escritos à se fazerem presentes no Centro de Referencia em Assistência Social - CRAS da sua comunidade ou na localidade indicada, no horário de 8 as 14 horas. Sendo importante lembrar que o jovem interessado em participar do Projeto e que ainda não fez a sua inscrição ainda tem até o dia 30 para se inscrever e acompanhar. O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, integrando serviço e transferência de renda, exigindo esforço de todos os gestores (municipais, estaduais e federal). Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais.

Merenda escolar da rede municipal contará com reforço de produtos da agricultura familiar

Parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Pecuária e Educação trarão sensível melhora para a merenda escolar. Após ampla discussão, as escolas da rede municipal, com documentação regularizada, em relação ao Conselho Escolar, passarão a receber uma complementação de produtos que será inserida no cardápio da merenda escolar. Trata-se de um convênio e a Associação de Produtores Rurais irá fornecer derivados para a merenda escolar. A Secretaria de Educação está ultimando documentação que irá dar entrada em vigor desta medida. Os produtos serão pagos aos fornecedores pela Conab, sem ônus para as escolas. Os secretários da Educação, Valentim Dantas, e Erasmo Ferreira, da Agricultura, estão empenhados na urgente concretização desta significativa melhora, tanto para os agricultores do município, e também aos alunos da rede escolar, que contarão com uma merenda de cardápio mais variado e da melhor qualidade.

Crato realiza próximo dia 14 de abril Conferência Regional Territorial Cariri

O Município do Crato irá sediar no próximo dia 14 de abril, a Conferência Regional Territorial Cariri, que acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, das 8 às 17 horas. O evento terá como tema de discussão a Economia Solidária – Marco Legal na Região do Cariri. Abertura e composição da mesa debatedora serão às 9 horas, com a presença de representantes de várias instituições. O tema principal dos debates contará com a palestra inicial do deputado federal Eudes Xavier, Presidente da Frente Parlamentar de Economia Solidária, e também o Professor Mestre em Administração e Economia Solidária, Eduardo Vivian da Cunha - UFC Cariri. Na mesa debatedora estarão: Beatriz Luna, da Casa Lilás; Francisco Alves – FETRAECE Cariri; Jorge Pinto - ACB; Expedito Guedes – COOPERCRATO e uma representante de empreendimentos. A leitura e aprovação do Regimento Interno da II CONAES acontece somente às 10h30 e os grupos temáticos serão reunidos às 11 horas. O vento contará na parte da tarde com apresentação dos grupos, com as contribuições para o CONAES estadual e eleição de 12 delegados para o evento em nível de Ceará.

Neste ano de 2010 acontecerá a II Conferência Nacional de Economia Solidária (II CONAES). A mesma será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, em Brasília, conforme resolução do Conselho Nacional de Economia Solidária. A Conferência Nacional será precedida por Conferências Regionais/Territoriais e Estaduais, ocasiões em que devem ser definidos os delegados(as) para a etapa nacional. Assim, as Conferências Regionais/Territoriais visam reunir representantes dos municípios que compõem os seguintes segmentos específicos: Empreendimentos Econômicos Solidários, Produtores de Bens e Materiais (cultura, saberes locais), Poder Público (Gestores, Administradores Públicos, Poder Legislativo e Poder Judiciário), Entidades, Organizações da Sociedade Civil (entidades de fomento e apoio à Economia Solidária, outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares que estejam vinculados ao tema). O objetivo é realizar debates para enriquecer o documento-base da II CONAES e eleger Delegados Regionais que representarão seus territórios na II Conferência Estadual de Economia Solidária.

Programa de Regularização Fundiária chega a diversas comunidades do Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato e técnicos do INCRA e do Idace, comunicam aos proprietários e posseiros rurais, que o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado, está em andamento no município. O trabalho de campo vem sendo desenvolvido pelos técnicos da empresa Geosky. É importante que todo esse público do meio rural receba em suas propriedades os técnicos dessa empresa, munidos de documentos pessoais e da terra, caso exista.

O trabalho de georeferenciamento de terras em Crato foi iniciado há mais de dois meses, em várias localidades do município. O projeto do Governo Federal, executado por meio do Governo Estadual, tem a finalidade de conceder títulos de propriedades registrados para os moradores. Os donos das terras terão esses documentos sem nenhum ônus. Todos os trâmites legais serão bancados pelo Governo. O secretário de Agricultura do município, Erasmo Ferreira, afirma que esse benefício direcionado ao pequeno produtor irá oportunizar mais investimentos no campo, por meio dos projetos de financiamentos.

Saúde disponibiliza vacina contra a gripe Influenza A H1N1 para população de 20 a 29 anos

A Secretaria de Saúde do Crato informa a população que unidades de saúde estarão abertas para a vacinação da população da faixa etária de 20 a 29 anos, contra a Influenza A H1N1 (gripe suína), no próximo sábado, dia 10 de abril.

São elas:

Posto de Saúde da Santa Fé, Posto de Saúde de Dom Quintino, Posto de Saúde da Ponta da Serra, Centro de Especialidades do Crato, Posto de Saúde Padre Cícero e São Bento, Posto de Saúde Fábio Pinheiro Esmeraldo, Posto de Saúde do Cemic, Posto de Saúde Gisélia Pinheiro (Batateira), Posto de Saúde da Vila Alta, Posto de Saúde Teodorico Teles, Posto de Saúde Muriti I, posto de Saúde Muriti II, Creche São Miguel, Posto de Saúde Alcides Peixoto, Posto de Saúde da Cica, Centro de Nutrição, Posto de Saúde do Pantanal e Posto de Saúde do Belmonte.

Governo Municipal do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário