segunda-feira, 10 de maio de 2010

CRATO - Notícias para o Dia 08 de Janeiro de 2010



Cultura do Crato avança e poderá ter incentivo permanente

A criação do Conselho Municipal de Cultura e realização da Conferência Municipal, além da eleição da primeira diretoria para o Conselho, são pontos essenciais de fortalecimento deste setor em Crato. É o que enfoca a Secretária de Cultura, Esporte Juventude do município Danielle Esmeraldo, que aguarda a aprovação e inclusão, ainda este ano de 2010, do repasse de incentivo à cultura. Para isso, o Crato realizou um trabalho árduo, para efetivação em 2009 do Sistema Municipal de Cultura, que faz a Secretaria de Cultura atuar como instância permanente do setor, com a inserção do Conselho e Fundo Municipal de Cultura. Também foi criado no município o Conselho de Esporte, que irá fortalecer esta categoria.

Todos esses pontos justificam conquistas importantes, que irão facilitar a realização de projetos para captação de recursos no setor, inclusive do Ministério da Cultura, além da garantia do repasse permanente que deverá ser aprovado ainda este ano pelo governo federal. Com esse aporte permanente de incentivo financeiro, Danielle afirma que será possível atuar de uma forma mais abrangente em relação aos diversos setores culturais do município, por meio de uma cartilha de projetos que deverão ser aprovados através de uma política de editais.

“Temos hoje uma importante estruturação em termos de lei, o que nos permite uma institucionalização da cultura do município”, explica. O resgate da cultura no Crato tem sido um dos pontos fortes da administração do prefeito Samuel Araripe. Dentro dessa visão, criou a Secretaria de Cultura, que em governos anteriores havia sido extinta, além de dar um aporte significativo de equipamentos culturais a cidade, a exemplo do Centro Cultural do Araripe e do Cine Teatro Salviano Arraes Saraiva, locais que têm sido sede de importantes acontecimentos culturais, sociais e políticos do município.

Programa Bolsa Família retorna os atendimentos próximo dia 20

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social por meio da Coordenação da BOLSA FAMÌLIA, comunica a todos os usuários do PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, que devido a necessidade de reforma na sala de atendimento à comunidade cratense, os atendimentos só começarão à partir do próximo dia 20. Já para os casos dos benefícios que estão bloqueados ou cancelados, para atualização de cadastros e outros fins, o funcionamento normal será a partir do dia 01 de fevereiro.

ProJovem Adolescente do Crato abre inscrições a partir da próxima segunda-feira

A Prefeitura Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social junto à Coordenação do ProJovem Adolescente, comunica que as inscrições para o novo ciclo do referido projeto estão abertas para toda população cratense à partir da próxima segunda-feira, dia 11, nos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS,nos seguintes bairros: Murití, Alto da Penha, Seminário, Vila Alta e Batateira no horário de 8 as 14 horas.

Poderão participar todos adolescentes que tiverem a idade entre 15 e 17 anos, deverão estar cadastrados no cadastro único para ter o número de Identificação Social NIS, no Programa Bolsa Família, levando xérox do documento do adolescente, xérox do comprovante de residência, cartão do Bolsa Família (caso já tenha) e documentos originais do acompanhante ou responsável legal. Este é um Programa do Governo Federal com assistência do Governo Municipal que atende a adolescentes, com aulas de orientação social, de esporte e lazer, (com jogos,trilhas,passeios,lanches) e de arte e cultura,(com oficinas de dança, teatro música, pinturas manuais e de oferecimento de todo o material didático, etc), bem como curso de inclusão digital (informática básica). Jovem cratense, prepare-se, inscreva-se, as vagas são limitadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário