sexta-feira, 14 de maio de 2010

CRATO - Notícias do dia 30 de Março de 2010



Crato realiza aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã


O Governo Municipal do Crato e a Secretaria de Ação Social realizaram no ultimo sábado, dia 27, na quadra Bicentenário, na Praça Alexandre Arraes, a aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. O evento contou com a presença do Chefe do executivo cratense Samuel Araripe, a primeira dama do município Mônica Araripe, secretários municipais e autoridades.

No inicio da solenidade, após a composição da mesa, o jovem Antonio José do Nascimento Caboclo, participante do ProJovem de 2008 relatou sua experiência dizendo que o programa é muito válido para quem busca adquirir mais conhecimento e oportunidade no mercado de trabalho. Em seguida, a coordenadora municipal do ProJovem trabalhador Rosevany Bezerra de Menezes, abordou as inúmeras qualidades do programa e fez questão de ressaltar o empenho do prefeito Samuel Araripe em conseguir mais vagas para os cratenses. Depois o Sr. André Figueiredo, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho do Estado, que também representou o ministro Carlos Lupi frisou a importância de programas como esse para o crescimento do nosso país. Finalizando a solenidade o Prefeito Samuel Araripe, parabenizou os 500 jovens que participarão do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã de 2010, e alertou que o mercado de trabalho precisa de bons profissionais e o Governo do Crato não vai medir esforços para disponibilizar aprendizado e aperfeiçoamento aos que querem alcançar mais qualidade de vida.

É importante salientar que esse ano, dos 800 inscritos, foram selecionados 500 jovens do município para o Programa que tem como finalidade a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho. O ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã destinará um auxílio financeiro de R$ 100,00, durante seis meses, em que terão 350 horas de aulas que serão iniciadas no próximo dia 3 de maio. Serão abertas 20 turmas que receberão além do auxilio financeiro, material pedagógico, instrumentais de profissionalização, fardamento, alimentação, transporte e kit estudantil gratuitos. Jovens de todas as comunidades cratenses serão beneficiados em treze modalidades distintas de profissionalização como Administração, Metalmecânica, Vestuário, Turismo, Arte e Cultura, Artesanato, entre outros.

Em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente, qualificando jovens e preparando-os para uma vida profissional de sucesso. Para maiores informações, o programa ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã, estará em uma sala especifica na Secretaria de Ação Social, atendendo a todos os interessados.

Vacinação contra a Influenza A H1N1 para grávidas

A Secretaria de Saúde do Crato iniciou ontem, nos postos de saúde do município, a vacinação de mulheres grávidas contra a gripe Influenza A H1N1. A segunda etapa de vacinação começou no último dia 22 de março e vai até o dia 2 de abril, incluindo crianças de seis meses e menos de 2 anos de idade; e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos de idade. As vacinações contra o vírus H1N1 acontecem por grupos, que serão divulgados posteriormente, de acordo com os calendários do Ministério da Saúde. A primeira etapa de vacinação foi realizada com os profissionais de saúde do município. Uma equipe da Imunização estava se deslocando para as unidades de saúde, no sentido de cumprir a primeira etapa de trabalho. O atraso na vacina para as grávidas aconteceu por conta do encaminhamento do material por parte da Regional de Saúde aos 13 municípios da Microrregional, na qual o Crato está inserido.

Combate à dengue em bairros da cidade

Continua sendo realizado nos diversos bairros da cidade do Crato o trabalho de borrifação com o carro fumacê. A meta da Secretaria de Saúde do município é minimizar a infestação do mosquito da dengue. Em todos os bairros houve registro de casos de dengue, o que representa um crecimento este ano da doença. O trabalho de mobilização e visita dos agentes de endemias nas residências continua sendo feito. A colaboração dos moradores é essencial para combater os focos.

Crato dá continuidade ao Programa de Regularização Fundiária

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato e técnicos do INCRA e do Idace, comunicam aos proprietários e posseiros rurais, que o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado, está em andamento no município. O trabalho de campo vem sendo desenvolvido pelos técnicos da empresa Geosky. É importante que todo esse público do meio rural receba em suas propriedades os técnicos dessa empresa, munidos de documentos pessoais e da terra, caso exista.

O trabalho de georeferenciamento de terras em Crato foi iniciado há mais de um mês, em várias localidades do município. O projeto do Governo Federal, executado por meio do Governo Estadual, tem a finalidade de conceder títulos de propriedades registrados para os moradores. Os donos das terras terão esses documentos sem nenhum ônus. Todos os trâmites legais serão bancados pelo Governo. O secretário de Agricultura do município, Erasmo Ferreira, afirma que esse benefício direcionado ao pequeno produtor irá oportunizar mais investimentos no campo, por meio dos projetos de financiamentos.

Governo Municipal do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário