sábado, 8 de maio de 2010

Notícias do Crato para o Dia 18 de Dezembro de 2009



Encerramento do Doce Natal acontece amanhã no Mirandão


No intuito de disseminar carinho, atenção, alegria e Solidariedade, o município do Crato se une em torno do Projeto Doce Natal, que procura agregar bons corações que possam levar momentos de felicidade ao próximo. A partir de uma idéia de Mônica Araripe, primeira dama da Crato, nasceu o Doce Natal há 5 anos, um projeto social que objetiva levar alegria e humanismo para pessoas de baixa renda. A cada edição, a festa se agiganta, sobretudo, pela participação popular e pelas demonstrações de carinho e solidariedade.

Dentro desse contexto, o Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, realiza a quinta edição do Projeto. Nesse ano, o tema central é "Adoção": Adote uma praça, adote um animal, adote uma criança, adote uma família, adote uma postura cidadã, adote uma instituição.

Hoje acontece no Centro Cultural do Araripe, às 19 horas, o Mundo Encantado na Fantástica Fábrica do Doce Natal. Um Musical Infantil, com distribuição de brinquedos, guloseimas e Show Pirotécnico. O Encerramento do Doce Natal 2009, acontecerá amanhã, sabado, 19 no Estádio Mirandão, a partir das 16 horas, onde serão realizados shows musicais, com a presença do Papai Noel, bem como serão distribuídos os presentes que foram arrecadados durante a campanha para as crianças carentes. Participe dessa campanha e Faça uma criança Feliz!

Implante de Palmeiras em tamanho grande muda a paisagem do Crato

O Crato fica mais verde neste final de ano e com a paisagem transformada. Um projeto de arborização e paisagismo para a cidade, está sendo executado por meio da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal do Crato, em parceria com o governo federal, através do governo do estado. Trata-se da implantação de centenas de árvores já em tamanho grande, na sua maioria palmeiras de diversos gêneros. As primeiras 155 palmeiras implantadas já podem ser vistas na entrada da cidade, na Avenida Padre Cícero. Segundo Alex Nunes, arquiteto e coordenador da SEINFRA, lá foram plantados Sândalos, Jerivás e 105 Palmeiras Havaí. São árvores bem desenvolvidas e facilmente adaptáveis às condições climáticas. O projeto consiste em duas etapas, sendo que na primeira, até o fim do ano, serão plantadas cerca de 1200 árvores. Na segunda etapa, no início do próximo ano, vários bairros da cidade serão também beneficiados com o projeto de arborização e de paisagem, como o Mirandão, Seminário, São Miguel, dentre outros. A expectativa é que se chegue a um total de mais de duas mil mudas. O trabalho vem sendo coordenado pelo arquiteto Alex Nunes e foi idealizado por outro arquiteto, José Sales. Segundo Alex, a empresa licitada, PALMETTO DO BRASIL irá continuar nos próximos dias o plantio das mudas no Largo da RFFSA, quando lá serão implantadas 244 árvores, e em seguida, no bairro Mirandão, cuja previsão é de 450 árvores implantadas.

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias participam de confraternização natalina


A Secretaria de Saúde do Crato, promoveu durante o dia de ontem na AABB do município, uma festa de confraternização com agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, com a presença da Secretária de Saúde, Nizete Tavares. O evento contou com um almoço, sorteio de brindes, além da integração dos profissionais da saúde e um momento de descontração. O coordenador do setor de Endemias da Secretaria, Marco Aurélio, disse que esse encontro, que ele classifica como um marco histórico, pela primeira vez acontecendo entre os agentes de saúde, reflete o carinho e a valorização profissional da Secretária pelos funcionários da saúde.

Crato terá representante na Conferência Nacional de Cultura

O município do Crato estará sendo representado com delegado, durante a Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá no mês de março de 2010, em Brasília. O Crato conseguiu eleger um delegado, que irá representar a Sociedade Civil, o artista plástico e professor Alexandre Lucas. Ele participou da Conferência Municipal e da Conferência Estadual, onde o município do Crato também esteve representado pela Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo. A Conferência de Cultura realizada em Crato representou um marco na cultura do município, contando com o empenho da Secretária de Cultura e o total e irrestrito apoio do prefeito do Crato, Samuel Araripe. A cultura é um dos setores que tem se destacado em sua administração, pelos vários equipamentos que foram criados para cidade, a exemplo do Centro Cultural do Araripe e, o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, palco de grandes eventos nos últimos anos, e locais que trouxeram maior vitalidade para a arte.

Saúde representada em encontro voltado para o serviço público odontológico

Aconteceu em Fortaleza do dia 10 a 12 de dezembro o Encontro Cearense de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico – ECATESPO. Participaram do evento a coordenadora de Saúde Bucal do município, dra. Verônica Alves de Sousa, e o odontólogo do Programa de Saúde da Família, dr. Jonisvaldo Albuquerque. Na oportunidade, foi apresentado o trabalho Amigos do Sorriso, que é um programa de promoção e prevenção da saúde bucal.

Crato é um dos municípios ganhadores do prêmio Selo Verde 2009

O Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde divulgou na tarde de ontem, quinta, 17, em reunião no Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente CONPAM, os 27 municípios, dentre os 139 que se inscreveram no programa, que serão agraciados com o Selo Verde versão 2009. Os municípios participantes do programa passaram por três etapas de avaliação. Na primeira delas, a de Gestão Ambiental, as prefeituras receberam um questionário que avaliou o município em relação às questões de legislação ambiental, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental. Este ano, 120 municípios devolveram ao Conpam estes questionários devidamente preenchidos. Logo que a análise destes questionários foi concluída, 34 municípios foram pré-qualificados e receberam visita dos técnicos do Comitê Gestor para confirmar as informações fornecidas nos questionários. A última etapa de avaliação foi a de Mobilização Ambiental. Nessa fase, foram analisadas as formas e os níveis de organização da sociedade civil, tais como: Conselhos Municipais, Associações, Audiências Públicas, Plebiscitos e Ações Compartilhadas. O programa, de iniciativa do Conselho e instituído há 6 anos, dispõe de três categorias de premiação: A, B e C. Até hoje, nenhuma cidade conseguiu obter a certificação selo categoria A. Este ano, cada município certificado receberá uma prensa enfardadeira como estímulo para a realização da coleta seletiva dos resíduos sólidos, um dos critérios avaliados pelo Programa. O município do Crato está na lista das cidades certificadas tendo ficado com a categoria B. Os municípios cearenses receberão o prêmio Selo Verde, no próximo dia 21 na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), em Fortaleza às 19 horas.

Lista dos 27 municípios certificados com o prêmio Selo Verde

Lembrando que foram inscritos 139
Acaraú-B
Aracati-B
Barreira-B
Beberibe-B
Bela Cruz-B
Caucaia-B
Crateús-B
Crato-B
Croata-B
Cruz-B
Eusébio-B
Fortaleza-B
General Sampaio-B
Ibiapina-B
Iguatú-B
Itaitinga-B
Itarema-B
Lavras da Mangabeira-C
Maracanaú-B
Maranguape-B
Massapê-B
Novo Oriente-B
Ocara-B
Pacatuba-B
Quixeramobim-B
Redenção-C
Sobral-B

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Um comentário:

  1. DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA



    "As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
    têm direito inalienável à Verdade, Memória,
    História e Justiça!" Otoniel Ajala Dourado



    O MASSACRE DELETADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA


    No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi a CHACINA praticada pelo Exército e Polícia Militar em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato "JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA", paraibano negro de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.



    O CRIME DE LESA HUMANIDADE


    O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.


    A AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROPOSTA PELA SOS DIREITOS HUMANOS


    Como o crime praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é IMPRESCRITÍVEL conforme legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos



    A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO


    A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.



    RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5


    A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;



    A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA


    A SOS DIREITOS HUMANOS, como os familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.


    QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA


    A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do "GEOPARK ARARIPE" mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?



    A COMISSÃO DA VERDADE


    A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e pede que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.


    Paz e Solidariedade,



    Dr. Otoniel Ajala Dourado
    OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
    Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
    Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
    Membro da CDAA da OAB/CE
    www.sosdireitoshumanos.org.br
    sosdireitoshumanos@ig.com.br
    http://twitter.com/REVISTASOSDH

    ResponderExcluir