sexta-feira, 14 de maio de 2010

CRATO - Notícias do dia 26 de Abril de 2010



Secretaria de Saúde realiza hoje mobilização para o combate à Hipertensão Arterial.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICA QUE REALIZARÁ HOJE, SEGUNDA-FEIRA DIA 26 DE ABRIL, MOBILIZAÇÃO JUNTO A COMUNIDADE ACERCA DOS CUIDADOS NO COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL COM O TEMA "EU SOU 12x8,” - E CONTAM COM O APOIO DAS EQUIPES DO NASF E SAUDE DA FAMILIA.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE:

A elevação da pressão arterial representa um fator de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, hipertensão gera elevados custos para o sistema de saúde e para a sociedade, decorrentes principalmente das suas complicações, tais como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades. Hábitos alimentares, incluindo consumo em excesso de sal e ingestão de álcool, índice de massa corpórea aumentado, estresse psicossocial, menor acesso aos cuidados de saúde e nível educacional são possíveis fatores associados.

O excesso de peso é um fator predisponente para a hipertensão, podendo ser responsável por 20% a 30% dos casos de hipertensão arterial: 16; 75% dos homens e 65% das mulheres apresentam hipertensão diretamente atribuível a sobrepeso e obesidade. Indivíduos sedentários apresentam risco aproximado 30% maior de desenvolver hipertensão que os ativos

O ATENDIMENTO AOS HIPETENSOS NO MUNICIPIO ACONTECE NAS UNIDADES BASICAS E NO CENTRO DE HIPERTENSÃO E DIABETES (POSTO TEODORICO TELES) E DE MAIS UNIDADES. A SECRETARIA DE SAÚDE TEM CADASTRADOS NO HIPERDIA MAIS DE 6000 PACIENTES RECEBENDO MEDICAMENTOS E ACOMPANHAMENTO DOS PROFISSONAIS DE SAÚDE.

PROGRAMAÇÃO:

RODAS DE CONVERSA NAS INIDADES BÁSICA DE SAÚDE
PRAÇA ALEXANDRE ARRAIS 16:00 AS 18:00

* TENDA EDUCATIVA

o AFERIÇÃO DE PA
o PANFLETAGEM
o ORIENTAÇÃO COM EDUCADORES FISICOS E NUTRICIONISTA
o INDICE DE MASA CORPOREA


Atividades educativas contra a dengue continuam sendo intensificadas em Crato


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, em parceria com o Núcleo de Mobilização Social e Tiro de Guerra, estarão realizando, no período de 26 a 30 de abril, na localidade do Parque São José, atividades educativas de combate à dengue. Serão visitadas residências para orientações aos moradores em relação ao combate da dengue, eliminação de focos do mosquito, com entrega de hipoclorito de sódio, sacos plásticos e panfletos educativos. Estarão participando dessas atividades alunos do Liceu e da escola Sertãozinho. Na sexta-feira, dia 30, haverá tenda educativa na praça, próximo ao CEMIC (posto de Saúde). A Secretaria de Saúde convida todos os moradores a colaborarem com o trabalho dos profissionais de saúde, colocando em prática as orientações e visitando, na sexta-feira, a tenda educativa da praça (próximo ao CEMIC).

Vacinação contra Gripe Influenza A em idosos adiada para o dia 8 de maio

Foi adiado para o dia 8 de maio, o dia 'D' de vacinação contra a Gripe Influenza A H1N1, em idosos acima de 60 anos. Desde que foi iniciada a campanha contra a Gripe A, por grupos, foram vacinadas em Crato 21.306 pessoas. Segundo a coordenação de Imunização, continua sendo vacinadas pessoas entre 20 e 29 anos. A imunização tem atuado nas escolas e indústrias no sentido de facilitar a vacinação de jovens. também está sendo realiada ao mesmo tempo a vacinação para crianças até 2 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e gestantes, até que sejam atingidas as metas de vacinação para todos os grupos no município. A vacinação prossegue durante esta semana. Apenas o primeiro grupo, de profissionais de saúde, atingiu a média de vacinação. Mas, os índices de imunizados têm aumentado junto aos outros grupos. Até o momento, receberam a dose da Influenza A 2.244 crianças de até 2 anos, correspondendo a 69% da meta; 1.165 gestantes, cerca de 58%; 10.551 jovens de 20 a 29 anos, chegando a 52%; e 4.876 portadores de doenças crônicas, o que equivale a 78%. Até o momento, 11% das pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos foram vacinadas. A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Imunização, continua realizando estratégias no sentido de levar a vacinação a todas as pessoas inseridas nos grupos. O iníco da vacinação para os idosos foi adiada por contra do atraso no repasse das vacinas pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura do Crato convoca inscritos no Projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz para reuniões na próxima semana

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social convida os jovens inscritos no PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ, para participarem de encontros no CVTEC de Crato, localizado á Av. Padre Cícero, 1260 bairro São Miguel. Os respectivos encontros serão divididos em grupos por ordem alfabética da seguinte forma:
Letras :A,B,C,D,E e F, dia 26/04, hoje, segunda-feira, das 8 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos. Letras G,H,I,J,K,L e M amanhã 27/04, terça –feira, das 8 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos - Letras:N,O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y e Z, dia 27/04, quarta-feira das 13horas e 30 minutos às 15 horas 30minutos. - Maiores informações ligar para a Secretaria de Ação Social nos telefones= 3521-6321 / 3521-6425.

Governo Municipal do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário